Portugal vai instalar um Centro Nacional de Cibersegurança

O Governo Português deu hoje luz verde para a criação de uma comissão instaladora para a implementação de um Centro Nacional de Cibersegurança em Portugal.

Num comunicado do Conselho de Ministros, foi elaborada uma comissão instaladora com o propósito de apresentar até ao final do mês de Junho, um relatório onde constarão o modelo e todas as medidas e os instrumentos necessários à implementação do Centro Nacional de Cibersegurança.

Recentemente, o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, afirmou que a Estratégia Nacional de Segurança da Informação “é a base de atuação em termos nacionais para garantir a cibersegurança, a identificação dos sectores críticos e um ambiente mais favorável também no domínio económico”.

Segundo o Relatório Anual de Segurança Interna de 2011, o ano  passado ficou marcado pela “crescente preocupação com as ciberameaças, tendo  sido muito sentida a necessidade de reforçar os dispositivos de segurança”.


A atenção dada ao cibercrime não é nova mas revestiu-se recentemente de alguma “preocupação” com os ataques a web sites políticos e governamentais, que “podem degradar a imagem do Estado”, afirmou Torres Sobral, da Autoridade Nacional de Segurança, entidade tutelada pelo primeiro-ministro.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui