Portugal vai apresentar veículo 100% elétrico

Estudantes do IST – Instituto Superior Técnico vão apresentar um novo protótipo automóvel elétrico 100% “made in Portugal”. A notícia foi dada em comunicado enviado à imprensa. Os estudantes, com o apoio da Novabase, vão testar o seu nono veículo construído, totalmente elétrico, na competição internacional Formula Student – a maior competição mundial para alunos de engenharia. O FST 09e é um protótipo totalmente elétrico e 100% português, tendo contado com o apoio da Novabase para a sua construção.

A equipa tem menos de um ano para desenhar, construir e testar o carro, o que exige um grande nível de organização, uma vez que também decorre ao mesmo tempo do percurso académico dos estudantes.

IST Lisboa - carro elétrico

O protótipo tem por objetivos, além de competir, servir de plataforma de aprendizagem, contudo, não há a intenção de se avançar para a comercialização do veículo.

Com o seu nono carro pronto, e a uma média de um protótipo por ano, o primeiro carro elétrico feito pela equipa surgiu em 2010, visto que a competição apela muito à inovação, incentivando o uso de novas tecnologias. Em 2011 a equipa construiu o seu próprio protótipo elétrico, o FST 04e, dando início à parceria com a Novabase, que se mantém até hoje.

O FST 09e tem uma autonomia de 22 quilómetros, ideal para a maior prova de competição entre alunos. O veículo elétrico tem tração às quatro rodas, sistema de redução de drag, distribuição independente de torque por cada roda e chassis monocoque em fibra de carbono. O veículo consegue atingir uma velocidade de 107 KM/h e, para competir, os alunos são obrigatoriamente os pilotos dos carros, segundo o regulamento. A equipa é composta por quatro a seis pilotos.

Relativamente ao apoio da Novabase, a parceria já decorre há vários anos e tem como objetivo da empresa a aproximação à Academia, o que tem oferecido benefícios  na captação de talento jovem. A parceria entre a Novabase e o IST já permitiu à empresa contratar várias centenas de jovens engenheiros formados na instituição.

Este ano a equipa portuguesa irá representar o IST em três das mais importantes competições do ranking mundial de Formula Student: FS East, no circuito Zalaegerszeg (Hungria), FS Germany, no circuito de Hockenheimring (Alemanha), e FS Spain, no circuito da Catalunha (Espanha). As competições terão lugar de 17 a 21 de julho, 5 a 11 de agosto, e 20 a 25 de agosto, respetivamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here