Portugal tem que melhorar a cibersegurança

Computador segurança

Foi elaborado um estudo e posteriormente um ranking dos países mais expostos a ataques vindos da Internet e Portugal está perto do 60º lugar. Este ranking foi elaborado pela Rapid7 e segundo um especialista norte-americano, o lugar de Portugal não é bom, mas também poderia ser muito pior, como é natural.

O país mais vulnerável a ataques é mesmo a Bélgica.

Os testes foram realizados com o recurso a ferramentas de scanning. Por exemplo, nos testes feitos a Portugal, foram detetados cerca de 487.611 nós de comunicação alojados em empresas, de onde 18,8% operam em HTTP e apenas 13,2% recorrem a HTTPS para garantirem a encriptação.

“Uma das principais conclusões que nós tiramos é que as organizações que alojam serviços em segmentos da Internet relacionados a Portugal estão a fazer um bom trabalho a gerir serviços “modernos”, como a segurança de sites, mas não têm cuidado com os serviços históricos como as bases de dados, impressoras ou serviços de partilha da Microsoft, que se encontram expostos na Internet” – explica o Diretor do departamento da Área de Segurança da Informação da Rapid7.

Fonte: ExameInformática

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui