Portugal recebe concurso europeu de lançamento de foguetões

Portugal vai receber este ano a segunda edição do European Rocketry Challenge (EuRoC), um concurso a nível europeu de lançamento de foguetões concebidos e desenvolvidos por estudantes universitários. No evento vão participar 20 equipas, provenientes de 13 países, durante o mês de Outubro. Vai realizar-se no Aeródromo de Ponte de Sor, e no Campo Militar de Santa Margarida, em Constância. O Reino Unido é o país que tem mais equipas, são 4, no total.

O European Rocketry Challenge é feito pela Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space  e conta com a parceria da Câmara de Ponte de Sor. “Acolher este concurso de foguetes ligado à Agência Espacial Portuguesa permite-nos trazer para Ponte de Sor inovação e tecnologia avançada no desenvolvimento de soluções aeroespaciais, num contexto de investigação”, refere Hugo Hilário, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor.

O evento realiza-se entre os dias 11 e 17 de Outubro e surge na sequência da cimeira aeronáutica Portugal Air Summit. Pela primeira vez, haverá uma equipa de Portugal a concorrer.

blank

Os estudantes têm como principal desafio “lançar foguetes de propulsão sólida, líquida ou híbrida, a altitudes de três mil ou nove mil metros”. A  “competição está totalmente alinhada com os objetivos estratégicos da Agência Espacial Portuguesa, nomeadamente no desenvolvimento de um quadro cultural e educativo capaz de impulsionar o desenvolvimento sustentável do setor espacial em Portugal”, foi referido em comunicado pela Agência Espacial Portuguesa.

De acordo com o Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa, “é extraordinário que na segunda edição seja já possível atingir um dos grandes objetivos do EuRoC: estimular os estudantes universitários portugueses a darem os primeiros passos para desenvolverem competências num segmento extraordinariamente desafiante e inovador como a área dos lançadores. A equipa do IST já estava a trabalhar neste desafio, mas acreditamos que demos um impulso fundamental, como esperamos vir a dar a outras equipas”.

Entretanto, estudantes da Universidade da Beira Interior e da Universidade de Coimbra estão a trabalhar em conjunto para testar o lançamento de um foguetão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here