Portugal, através do ISQ, Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da Academia Militar (CINAMI), integra o projeto Overwatch (Integrated holographic management map for safety and crisis events). O objetivo da iniciativa é dar resposta à necessidade de abordar “com o máximo de eficácia” as catástrofes naturais que se têm registado na Europa, lê-se na nota enviada à imprensa.
Portugal trabalha neste projeto com Itália, Polónia, Dinamarca e Alemanha. O Overwatch vai desenvolver um sistema holográfico integrado para apoio aos operacionais na gestão dos meios de combate a incêndios e inundações, com recurso a inteligência artificial. No nosso país vão realizar-se as duas demonstrações que estão já previstas, com a simulação de um incêndio florestal e respetiva resposta das equipas de combate a incêndios florestais auxiliadas pelo sistema Overwatch.
O sistema vai cruzar vários serviços já oferecidos pelo EGNSS (European Global Navigation Satellite System) e Copernicus Emergency Management and Security, como tecnologias digitais, inteligência artificial e drones. O objetivo será o de “fornecer informação atualizada, detalhada e interativa, atempadamente aos responsáveis pela tomada de decisão no combate e mitigação de catástrofes naturais”.
Para Pedro Matias, presidente do ISQ, a utilização de algoritmos de aprendizagem automática é da maior relevância no mundo atual.
Hugo Silva, investigador do INESC TEC, explica que “o módulo a desenvolver pelo instituto será um sistema de comunicações móvel” que utiliza um drone e uma ligação de banda larga via satélite, como forma de fornecer serviços de comunicações (Wi-Fi e 5G) às equipas de emergência e ao sistema Overwatch em caso de falha das comunicações, “algo que acontece por vezes neste tipo de cenários”.
Em termos práticos, este sistema introduz suporte a novos casos de uso com requisitos de comunicações mais exigentes do que o tradicional serviço de voz, como por exemplo, a utilização de plataformas robóticas para recolha massiva e automatizada de informação.