Portugal já tem QDRCD – conheça-o aqui

Portugal já tem Quadro Dinâmico de Referência de Competência Digital. A notícia foi dada em comunicado enviado à imprensa.

Este quadro nasceu no âmbito da Iniciativa Nacional de Competências Digitais e.2030 (INCoDe.2030), um programa transversal lançado pelo Governo de Portugal em 2017, com o objetivo de dotar a população portuguesa das competências adequadas a um aproveitamento efetivo das tecnologias digitais, com vista a uma sociedade mais equitativa, competitiva e sustentável.

Este programa foca-se na capacitação e a qualificação das pessoas, pelo que se tornou essencial o estabelecimento de um quadro de referência de competência digital, suscetível de ser adotado e reconhecido aos vários níveis de intervenção. Nasceu assim o Quadro Dinâmico de Referência de Competência Digital (QDRCD), sob o Despacho n.º 1088/2019, de 31 de janeiro.

O QDRCD tem quatro grandes objetivos:

  • Apoiar a definição de políticas e estratégias, permitindo um mapeamento de competências digitais articulado com outros referenciais;
  • Desenhar programas de educação, nomeadamente para revisão curricular;
    Promover e fundamentar o desenvolvimento de programas de formação e competências de cidadania e de empregabilidade;
  • Avaliar e certificar competências, quer por autodiagnóstico, quer por entidades certificadoras.
  • Tem por base o DigComp – o quadro de referência europeu para o desenvolvimento e compreensão da competência digital –, cujo racional considera 3 fatores:

  • o domínio cognitivo predominante ou exigido (associado à taxonomia de Bloom dos resultados de aprendizagem);
  • o grau de complexidade da tarefa;
  • o grau de autonomia do cidadão na demonstração da competência.

As diferentes competências digitais são agregadas em cinco áreas, a saber: a Literacia da Informação; Comunicação e Cidadania; Criação de Conteúdos; Segurança e Privacidade; e Desenvolvimento de Soluções.

O Coordenador do programa INCoDe.2030, Pedro Guedes de Oliveira, considera que “o modo como será apropriado por todos e disseminado no nosso quotidiano, será o desafio que se coloca no futuro próximo e será, também, medida do impacto da Iniciativa INCoDe.2030”.

O QDRCD é uma iniciativa conjunta da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Ministro da Educação e do Secretário de Estado do Emprego.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here