Portugal já tem QDRCD – conheça-o aqui

Portugal já tem Quadro Dinâmico de Referência de Competência Digital. A notícia foi dada em comunicado enviado à imprensa.

Este quadro nasceu no âmbito da Iniciativa Nacional de Competências Digitais e.2030 (INCoDe.2030), um programa transversal lançado pelo Governo de Portugal em 2017, com o objetivo de dotar a população portuguesa das competências adequadas a um aproveitamento efetivo das tecnologias digitais, com vista a uma sociedade mais equitativa, competitiva e sustentável.

Este programa foca-se na capacitação e a qualificação das pessoas, pelo que se tornou essencial o estabelecimento de um quadro de referência de competência digital, suscetível de ser adotado e reconhecido aos vários níveis de intervenção. Nasceu assim o Quadro Dinâmico de Referência de Competência Digital (QDRCD), sob o Despacho n.º 1088/2019, de 31 de janeiro.

O QDRCD tem quatro grandes objetivos:

  • Apoiar a definição de políticas e estratégias, permitindo um mapeamento de competências digitais articulado com outros referenciais;
  • Desenhar programas de educação, nomeadamente para revisão curricular;
    Promover e fundamentar o desenvolvimento de programas de formação e competências de cidadania e de empregabilidade;
  • Avaliar e certificar competências, quer por autodiagnóstico, quer por entidades certificadoras.
  • Tem por base o DigComp – o quadro de referência europeu para o desenvolvimento e compreensão da competência digital –, cujo racional considera 3 fatores:

  • o domínio cognitivo predominante ou exigido (associado à taxonomia de Bloom dos resultados de aprendizagem);
  • o grau de complexidade da tarefa;
  • o grau de autonomia do cidadão na demonstração da competência.

As diferentes competências digitais são agregadas em cinco áreas, a saber: a Literacia da Informação; Comunicação e Cidadania; Criação de Conteúdos; Segurança e Privacidade; e Desenvolvimento de Soluções.

O Coordenador do programa INCoDe.2030, Pedro Guedes de Oliveira, considera que “o modo como será apropriado por todos e disseminado no nosso quotidiano, será o desafio que se coloca no futuro próximo e será, também, medida do impacto da Iniciativa INCoDe.2030”.

O QDRCD é uma iniciativa conjunta da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Ministro da Educação e do Secretário de Estado do Emprego.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here