Portugal conquista medalha de prata nas Olimpíadas Internacionais da Informática

O aluno Kevin Pucci conquista a segunda medalha de prata para Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática que se realizaram em Baku, no Azerbaijão.

De 4 a 10 de agosto, a cidade de Baku, no Azerbaijão, recebeu a 31.ª edição das Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI), onde 329 alunos de escolas secundárias provenientes de 87 diferentes países ou regiões demonstraram o seu talento na programação.

A delegação portuguesa junto ao auditório onde ocorreu a cerimónia de encerramento em Baku, no Azerbaijão. As provas decorreram em dois dias, com competições de 5 horas e três problemas diários que colocaram à prova os conhecimentos informáticos e algorítmicos de todos os participantes, em representação do seu país.

Portugal participa neste evento desde 1992, enviando os seus melhores alunos selecionados através das Olimpíadas Nacionais de Informática, organizadas pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Este ano a delegação portuguesa foi constituída pelos alunos Kevin Pucci (aluno do 12.º ano do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, de Chaves), David Nassauer (aluno do 12.º ano da Escola Secundária D. Filipa de Lencastre, em Lisboa), Pedro Dias (12.º ano da Escola Alemã de Lisboa) e Ricardo Antunes (11.º ano do Agrupamento de Escolas de Castro Verde), sendo liderada professor Pedro Ribeiro (Team Leader – Universidade do Porto), coadjuvado por Gonçalo Paredes (Deputy Leader – aluno de Ciência de Computadores no DCC/FCUP, Universidade do Porto).

Os resultados alcançados corresponderam às expectativas da delegação portuguesa que verificou uma vez mais os frutos do seu árduo trabalho de preparação com a conquista do aluno Kevin Pucci de mais uma medalha de prata para Portugal, a segunda na história do nosso país nesta prestigiada competição.

Kevin Pucci, o aluno medalhado com prata pela segunda vez na história de Portugal
O nosso país acumula assim no seu histórico duas medalhas de prata (2019 e 2018) e oito medalhas de bronze (duas em 2017, uma em 2016, duas em 2012, uma em 2011, uma em 2009 e uma em 2002).

Durante as IOI foram também entregues os prémios correspondentes ao Concurso Ibero-Americano de Informática e Computação (CIIC), uma prova internacional destinada a preparar os melhores alunos de vários países da América Latina e da Península Ibérica para as IOI.

Os melhores alunos portugueses participaram ainda no CIIC (Concurso Ibero-Americano de Informática e Computação) e o resultado global foi igualmente muito positivo, com a obtenção de uma medalha de ouro (Kevin Pucci), duas medalhas de prata (Diogo Nogueira e Pedro Dias) e três medalhas de bronze (André Guimarães, David Nassauer e Paulo Cortesão).

Em 2020, teremos mais uma edição das Olimpíadas Nacionais de Informática, disputada em várias fases de seleção, e culminando na seleção dos alunos que irão representar Portugal na 32.ª edição das Olimpíadas Internacionais de Informática, que se irão realizar no mês de julho, em Singapura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here