Porto já tem Laboratório para as Tecnologias da Indústria 4.0

Chama-se iilab (Industry and Innovation Lab) e é o novo laboratório dedicado às Tecnologias Avançadas de Produção, em particular da Indústria 4.0, inaugurado no Porto. A notícia foi dada em comunicado enviado à imprensa.

O novo laboratório do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) apresenta um conjunto de tecnologias e resultados de projetos de I&D que envolveu um investimento superior a um milhão de euros. O iilab foi apresentado no âmbito da iniciativa Demonstrador Tecnológico “Tecnologias de Produção e Sistemas Ciber-físicos”, promovida pela Agência Nacional de Inovação (ANI).

O iilab, localizado no Hipercentro (Rua Dr. Eduardo Santos Silva, nº 261) foi inaugurado pelo Secretário de Estado de Economia, João Correia Neves, o presidente do Conselho de Administração (CA) da Agência Nacional de Inovação (ANI), Eduardo Maldonado, e o presidente do CA do INESC TEC, José Manuel Mendonça.

A missão do iilab é demonstrar e divulgar conceitos e tecnologias avançadas para a digitalização da produção incluindo robótica, automação, simulação, realidade virtual e aumentada, sistemas de apoio à decisão e sistemas ciber-físicos. O laboratório é, agora, um espaço de experimentação, prototipagem e formação avançada especialmente vocacionado para empresas industriais utilizadoras e desenvolvedoras de tecnologias.

O laboratório já está equipado com 12 robôs com aplicações em diferentes setores industriais. Alguns exemplos são a indústria automóvel e aeroespacial, representada pelo ColRobot que ajuda o operador humano nos processos de montagem inerentes a estes setores, a indústria alimentar, que conta com o Triho para auxiliar na distribuição de refeições hospitalares ou outras cargas pesadas e com um transporte ineficiente ou prejudicial para a saúde. Outros exemplos de aplicações transversais à indústria vão estar presentes no laboratório.

“Queremos que o nosso laboratório seja um espaço aberto para potenciar a colaboração entre comunidade industrial e académica. O nosso objetivo é, recorrendo às soluções tecnológicas de que dispomos e ao nosso know-how científico, ter um papel preponderante na competitividade da economia nacional”, explica Luís Carneiro, administrador executivo do INESC TEC.

A inauguração do iilab integra-se no Demonstrador Tecnológico “Tecnologias de Produção e Sistemas Ciber-físicos”, promovido pela ANI. Este laboratório do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento tem como objetivo envolver o tecido empresarial nacional com os resultados de inovação e empreendedorismo de base científica e tecnológica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here