Porsche na vanguarda da e-gasolina

Uma startup chilena chamada Highly Innovative Fuels inaugurou oficialmente a sua primeira instalação de produção de gasolina sintética. A HIF foi criada para operar uma nova fábrica, resultado de uma colaboração entre a Porsche, Siemens Energy, Exxon Mobil, Enel Green Power, a estatal chilena de energia ENAP e empresas do grupo Gasco.

Inicialmente, desta fábrica vão sair cerca de 130 mil litros por ano, aumentando para 55 milhões de litros anuais a partir de 2024, com planos de aumentar dez vezes estes números até 2026. A primeira gasolina produzida nesta fábrica, localizada em Punta Arenas, no sul do Chile, foi usada para abastecer, simbolicamente, um Porsche 911, tarefa realizada pelo ministro da Energia do Chile, Diego Pardow.

“Comemorámos com todos os funcionários da HIF e nossos parceiros este momento histórico”, disse Barbara Frenkel, membro do conselho de compras da Porsche. “Foi um momento muito especial, porque nos deparamos com algo que é, claro, muito importante para a nossa estratégia de sustentabilidade, mas também porque vemos um grande potencial nos e-combustíveis para a descarbonização do clima da Terra. O combustível sintético que aqui estamos a produzir é proveniente de energia eólica, água e CO2, o que o torna muito interessante”, disse Frenkel.

O local onde está instalada a Highly Innovative Fuels está sujeito a ventos muito fortes cerca de 270 dias por ano, e ali uma turbina eólica pode produzir até quatro vezes mais energia do que uma na Europa.

Como seria de esperar, o projeto começou a ser pensado há algum tempo. “Em 2017, dois engenheiros da Porsche e da AME – a empresa antecessora da HIF – começaram a desenvolver a ideia de estabelecer um projeto-piloto de combustíveis eletrónicos aqui no sul do Chile, onde há uma forte carga de vento”, explicou Michael Steiner, membro do conselho de pesquisa e desenvolvimento da Porsche.

O e-combustível nasce a partir de energia eólica usada para eletrolisar a água em hidrogénio e oxigénio. O hidrogénio é, então, combinado com o carbono capturado do ar ou de fontes industriais para sintetizar o metanol, que por sua vez pode ser convertido em hidrocarbonetos mais longos para serem usados como combustível. O e-combustível sintético vai ser já todo usado pela Porsche, não só nos pontos de venda onde é possível experimentar os automóveis da marca, como também na sua série de corridas Porsche Supercup.

A HIF tem planos de longo prazo para construir 12 fábricas de combustível sintético em todo o mundo, incluindo em vários pontos nos Estados Unidos e na Austrália.

Fonte: ARS Technica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui