O supercarro Porsche 959 foi construído de 1986 a 1993 e durante este tempo revolucionou o mundo dos supercarros. Este veículo tecnicamente avançado introduziu algumas características controladas por computador e auxiliares de condução que nunca tinham sido vistas antes num carro de estrada.
Este veículo de primeira tecnologia é dito ser a génese dos supercarros modernos que seguem esta fórmula de usar a tecnologia para um desempenho mais utilizável.
A Porsche foi ao exigente rali Paris-Dakar para desenvolver e depois mostrar os seus supercarros 959 na década de 80. A vitória resultante ajudou a construir um improvável pedigree de rally para este cobiçado supercarro Porsche. Para prestar homenagem ao Porsche 959 de rali Paris-Dakar , os fabricantes podem entrar também com os seus mais recentes supercarros no evento para ver se conseguem terminar esta difícil corrida . Imagina ver um porsche 918 a perseguir um McLaren Senna na terra?
Alimentado por um motor plano-6 biturbo, o Porsche 959 produziu 444 cv (331 kilowatts) e 500 quilos de binário. Este motor impressionante foi acoplado a uma transmissão manual de 6 velocidades que enviou energia para o chão através de um sistema de tração integral controlado eletronicamente.
Este impressionante sistema foi o primeiro para a Porsche, e permitiu que tanto os condutores como os computadores determinassem como gerir a potência do 959. Este drivetrain único produziu um desempenho impressionante, dentro e fora da estrada, levando a Porsche a entrar no rali Paris-Dakar em 1986, onde conseguiu um primeiro e um segundo lugar.
Ver estes supercarros cobertos de lama num palco de rali é a excelência do automobilismo e uma perfeita exposição do domínio da Porsche sobre a integração de novas tecnologias nos desportos motorizados. Há alguma coisa que o Porsche 959 não possa fazer, e poderia este supercarro sobreviver ao rali mais difícil do mundo? Se por acaso tiveres um Porsche 959 poderás responder com confiança, “sim”.
Fonte: Motor1