Porsche afirma que atualizações de Software OTA não transformarão os carros em smartphones

A fórmula tradicional de lançar um carro de próxima geração e, em seguida, dar-lhe uma reforma no meio do ciclo aproximadamente quatro anos depois, permanecerá em vigor. Ao incorporar suporte para atualizações OTA (Over the Air), a Porsche será capaz de agrupar mais equipamentos nos seus carros desde o início e colocá-los atrás de um acesso paho.

‘Functions on Demand´ é como é chamado, permitindo que os proprietários do Taycan obtenham atualizações over-the-air para desbloquear recursos como o ´Active Lane Keep Assist´, obtendo uma assinatura mensal.

Robert Meier disse à Autocar que o Taycan e os modelos futuros com suporte a atualizações OTA permanecerão em primeiro lugar como carros, em vez de se transformarem em dispositivos semelhantes a smartphones: “Não planejamos realmente fazer muitas, muitas atualizações como num smartphone. Não é um smartphone : é um carro que você tem que conduzir com segurança. A meu ver, não veremos essas [atualizações] com a frequência com que se vê num telefone. “

Não haverá tantas atualizações OTA quanto se obtém num smartphone, e o facto de os carros terem se tornado computadores móveis é notícia de ontem e os construtores estão longe de implementar softwares sofisticados nos seus veículos. Isso está acontecendo mesmo após a compra, à medida que mais e mais empresas estão a anunciar suporte para atualizações remotas. Excluindo a Tesla, a Porsche está entre os primeiros a planear revisões OTA para seus carros, começando com o Taycan.

Os primeiros sedãs elétricos construídos durante o ano 2020 com o software atualizado aplicado, têm aceleração mais rápida para o Turbo S, funcionalidade de carregamento aprimorada e função Smartlift para os modelos equipados com suspensão a ar. Embora mais atualizações OTA futuras estejam na agenda, o diretor da Taycan, Robert Meier, diz que a Porsches não seguirá a estratégia usada pelos fabricantes de smartphones que frequentemente lançam novos softwares em seus dispositivos.

Seguindo o Taycan / Taycan Cross Turismo, o próximo modelo da Porsche com suporte para atualizações OTA provavelmente será o novo Macan. Está a ser desenvolvido exclusivamente como um EV e será o primeiro modelo do Grupo VW a rodar na plataforma PPE que a marca Zuffenhausen está a desenvolver com a Audi.

A marca dos Quatro Anéis está com o lançamento de um Q6 E-Tron equivalente, com ambos planeados para lançamento em 2022.

A Porsche e a Tesla não são os únicos construtores a trabalhar em atualizações, já que a Ford está a fazer o mesmo com o Mustang Mach-E e o F-150. Além disso, a VW atualizará o ID.3 e o ID.4 mais cedo ou mais tarde, enquanto a Mercedes tem vindo a lançar atualizações OTA nos Estados Unidos desde 2013.

O Jaguar I-Pace conseguiu mais quilómetros de alcance extra no final de 2019 por meio de uma atualização de software, e a Volvo também está a melhorar os seus carros rapidamente.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here