Porque se deve ocultar as notificações no ecrã bloqueio do smartphone e como fazer

Ecra bloqueio

Tem o seu smartphone configurado para mostrar todas as notificações que surgem no ecrã de bloqueio?

Se a sua resposta for sim, saiba que com isto está a colocar em risco a segurança das suas contas online.

Em primeiro lugar saiba que não está sozinho/a. A grande maioria dos utilizadores nunca pensou no potencial risco que este comportamento poderia provocar e por isso nunca se protegeu. Mas depois de ler este texto vai saber porque deve alterar o seu comportamento e como o pode fazer.

No que toca à segurança caso tenha a autenticação em dois passos ativa nas suas contas online, as mensagens que receber no smartphone podem ser lidas diretamente no ecrã de bloqueio. É mais pratico e rápido do que ter de desbloquear o ecrã para ler a mensagem mas se é mais fácil para si, também o é para qualquer outra pessoa que queira aceder à sua conta.

Além da questão da segurança tem também a privacidade. Certamente que recebe mensagens ou emails que não quer que mais ninguém veja. Podem ser assuntos de trabalho ou até coisas pessoais que só a si dizem respeito. Se forem exibidas no ecrã de bloqueio qualquer pessoa as pode ver, até mesmo alguém sem qualquer intenção maliciosa.

Para melhorar a sua segurança e privacidade só tem de alterar as configurações de modo a que as notificações não apareçam no ecrã de bloqueio.

Num smartphone Android:

1 – Toque no ícone de Definições.

2 – Toque em Som e Notificação.

3 – Toque no Ecrã de Bloqueio.

4 – Selecione Ocultar somente sensível ou Ocultar todas as notificações de acordo com as suas preferências. Dependendo das suas necessidades pode pretender ocultar apenas as notificações e sensíveis e com isto “esconder” tudo o que possa comprometer a sua privacidade e segurança. Se achar que não pode optar por ocultar todas as notificações.

Num iPhone:

1 – Toque em Definições.

2 – Toque em Notificações.

3 – Toque em Mostrar visualizações.

4 – Selecione Quando Desbloqueado ou Nunca. Dependendo das suas necessidades e da forma como usa o seu smartphone  pode querer ocultar as notificações apenas quando tiver o smartphone bloqueado. Pode sempre optar experimentar esta opção menos restritiva e ver se funciona.

Os passos descritos acima podem variar de smartphone para smartphone, dependendo da versão do sistema operativo. Se os menus não forem iguais use este artigo como um guia e vá adaptando.

3 COMENTÁRIOS

  1. É impressionante como a comunicação social, se esquece que ainda existe um terceiro sistema operativo ainda bem vivinho, para smartphones, e de uma forma propositada, esquece-se de fornecer dicas para como disse anteriormente para esse terceiro sistema operativo, que ainda está presente num grande número de dispositivos móveis, e que é a preferência ainda de muitos utilizadores, e ao agir desta forma só demonstra a falta de respeito por estes utilizadores. Eu, como sendo um deles, chego até a sentir pena destes pseudojornalistas, que fazem questão de criticar quem intenta contra as minorias, mas que me fazem lembrar uma velha expressão popular, ” Olhai para que eu digo, mas não olhes olheis para o que eu faço”
    Já agora esse OS chama-se Microsoft Windows 10 Mobile, o qual eu juntamente com muitos que fazem parte dessa minoria, me sinto extremamente ofendido, por ser esquecido, simplesmente por gostar de um OS, que como afirmei, está ainda bem vivinho, recebendo atualizações todos os meses, ao contrario doque muitos afirmam, ou pensam.
    Enfim, como disse jornalismo ” rasca”, e onde a falta de profissionalismo é tão evidente, que deixa saudades, em pessoas da minha idade, que apesar de não me considerar velho, já me sinto há vontade para falar do assunto, não fosse a experiência de 50 anos, a assistir a está mudança de atitude, onde o interesse e a ganância por mais uns Euros no final do mês, se sobrepôs ao “Amor Há Camisola”, e depois sentem-se ofendidos, e discriminados na profissão que escolheram.
    Sejam profissionais, e deixem de ser submissos e reféns de uma forma de fazer jornalismo, em que a maioria das pessoas já não acredita, e depositam pouca ou nenhuma credibilidade, cuja culpa, só devem apontar a vocês próprio.
    Enfim.

      • Cara Bruna Peralta, a sua informação quanto há descontinuidade do OS Windows 10 Mobile está de facto correta, aliás foi tornada pública pela própria Microsoft há já bastante tempo, que se ficou pela versão 1709, mas que a própria Microsoft, iria assegurar, as atualizações necessárias, principalmente a nível de segurança, e de melhorias do próprio sistema operativo.
        Mas mantenho o comentário anterior, neste momento o Windows 10 Mobile ainda está vivo, e como tal deveria merecer o mesmo respeito em relação aos outros dois concorrentes. E já agora, apesar da descontinuidade, o OS vai manter-se a funcionar por longos anos, tome como exemplo o velhinho Windows, 7.1 Mobile o mais recente ainda Windows 8.1 Mobile, que continuam presentes em muitos utilizadores, que estão pouco se se importando, para o facto de ter sido descontinuado ou não, quando as principais aplicações, continuam a funcionar na perfeição. Já agora se não estiver ao corrente, procure obter informação, acerca da escolha do velhinho Nokia 1520, numa pesquisa na área da genética, em virtude da sua excelente câmara fotografia, com o há muito descontinuado Windows 8.1.
        Para terminar, isenção, e profissionalismo, como referi no comentário anterior, fica sempre bem, porque mesmo que estivesse descontinuado, o que ainda não aconteceu, ainda corre em muitos aparelhos, e as dicas que reportam, estão presentes no Sistema Operativo do Windows 10 Mobile, cujos passos são praticamente idênticos. Bastava só mencionar e no “Windows Phone”, pois ainda não morreu como afirmei, e tenho a certeza que muitos utilizadores, gostariam de saber proceder como fazer, principalmente aqueles com menos conhecimento do do funcionamento do Windows 10 Mobile.
        Cumprimentos,
        Filipe Pinto

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here