Porque é que os ficheiros não estão a ir para a reciclagem?

Reciclagem Windows

Atualizar o Windows 7 para o Windows 10 poderá fazer com que os ficheiros deixem de ir parar à reciclagem quando os apaga.

Antes da atualização tudo funcionava normalmente e os ficheiros que apagava iam para a reciclagem onde os poderia recuperar caso necessitasse novamente deles, caso tivesse eliminado o ficheiro errado ou simplesmente porque mudou de ideias.

No entanto agora com o Windows 10 quando quis recuperar algum desses ficheiros apagados deparou-se com a reciclagem vazia. Se está a pensar para onde é que os ficheiros foram, a resposta é que simplesmente foram completamente apagados sem recuperação.

Existem várias razões para isso acontecer e aqui ficam as soluções para algumas delas.

A primeira hipótese é simplesmente uma questão de configuração que foi alterada com a atualização do Windows e que faz com que os ficheiros sejam eliminados diretamente. Para a resolver tem de seguir estes passos:

1 – Clique com o botão direito do rato no ícone da Reciclagem e, de seguida, clique em Propriedades.

2 – Selecione o botão da opção Tamanho Personalizado. Fazer isto já vai desselecionar a opção “Não mover ficheiros para a reciclagem. Remover os ficheiros imediatamente após eliminar”.

3 – Clique em Aplicar e depois em OK.

Pode ainda personalizar o tamanho máximo da reciclagem se achar pouco mas o Windows automaticamente já deverá definir um bom tamanho.

O tamanho desta pasta é outra das configurações que poderá impedir os ficheiros de passarem pela reciclagem antes de serem definitivamente eliminados. Se um ficheiro for maior que o tamanho máximo da reciclagem é normal que ele seja apagado diretamente. Aqui o que pode fazer é aumentar o tamanho máximo para evitar que isto aconteça. No entanto se definir um tamanho muito grande vai estar a ocupar espaço em disco que pode necessitar com ficheiros que já apagou. Tem de tentar balancear o tamanho para não ser nem muito pequeno nem muito grande.

Outra das razões para os ficheiros não ficarem na reciclagem pode ser mesmo do utilizador. É muito frequente quem se habituou a usar a combinação de teclas Shift + Delete acabar por a usar sem se aperceber.

Para quem não sabe ao usar esta combinação de teclas em vez de usar apenas a tecla Delete faz com que os ficheiros sejam apagados sem hipótese de voltar atrás.

Se vai a apagar um ficheiro e pensa que usou apenas a tecla Delete mas em vez disso usou a combinação de teclas vai achar que os ficheiros estão na reciclagem quando na verdade não estão. Esteja com atenção quando elimina algum ficheiro ou pasta e confirme se não é o seu caso.

Com isto já deve conseguir identificar a causa para os ficheiros não estarem a ir para a reciclagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here