Popcorn Time anuncia o encerramento após já ter sido destaque no streaming ilegal

Há alguns anos atrás, a partida ilegal era muito comum e rapidamente começaram a surgir diversos sites online que disponibilizavam filmes e séries. No entanto, o surgimento da Netflix veio colocar outro formato na internet, o streaming de vídeo e, como seria de esperar, rapidamente foi replicado de forma ilegal e houve um site que se destacou, o Popcorn Time.

Este site foi rapidamente perseguido pelas produtoras e até a Netflix chegou a apontar diretamente o dedo ao Popcorn Time como um dos principais concorrentes da plataforma, nomeadamente de forma ilegal, sendo que o site acabou encerrado em 2015. Mas, como seria de esperar, rapidamente foi replicado, até com a ajuda da disponibilização em código aberto do software utilizado pelo Popcorn Time. No entanto, o seu legado chega ao fim e a justificação é mais surpreendente do que imagina.

Como seria de esperar, houve diversos processos judiciais e bloqueios, levando a que o projeto tenha alterado de domínio algumas vezes, sendo até aproveitado por pessoas menos séries para espalhar vírus e malware. Apesar de tudo, houve sempre alguma disponibilidade do serviço que agora termina por falta de interesse. Isso, mesmo, a justificação é a redução da procura da plataforma.

Segundo a imagem encontrada no site do Popcorn Time, é claro a grande redução de procura e interesse desde 2015, altura do seu lançamento até ao início deste ano de 2022 e que acaba por ser a justificação dada para que a plataforma tenha chegado ao fim, com um “RIP” na imagem e ainda o logótipo com uma pequena alteração para demonstrar a tristeza do sucedido.

A verdade é que com a chegada da Netfix, Disney Plys, entre outras plataformas de streaming, a oferta com qualidade começa a ser grande, o que faz com que muitos utilizadores ponderem se vale a pena ter o risco de usufruir de material ilegal e que pode conter vírus, em vez de pagar um valor mais aceitável e ter acesso a muito conteúdo, como é oferecido com estas plataformas.

Outra justificação que também pode ser encontrada para isto, é o crescimento da oferta de televisão pirata através da internet, que, em grande parte das situações, além de oferecerem acesso aos canais Premium, também oferece o acesso a filmes e séries, levando a que quem adquira uma conta dessas, já não precisa de aceder a sites como o Popcorn Time.

Há ainda mais uma justificação que não podemos deixar de falar, a forte pressão que as grandes produtoras têm feito nesta área, conseguindo pela via judicial não só bloquear o acesso a estas ofertas ilegais, como, em alguns casos, conseguir condenações milionárias aos infratores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui