Placas de vídeo Big Navi da AMD com RDNA 3 terão um avanço tão grande quanto a família RX 6000

As placas de vídeo Big Navi da AMD com sua arquitetura RDNA 2 ainda nem foram lançadas – elas estarão à venda em uma semana em 18 de novembro – mas a empresa já está falando sobre as GPUs sucessoras com RDNA 3 e como elas serão tão grandes um passo à frente como a família RX 6000.

Como você deve saber, as placas RDNA 2 (inicialmente a Radeon RX 6800,  RX 6800 XT e RX 6900 XT ) representam um grande salto de 50% em termos de desempenho por watt alcançado – o desempenho da GPU em relação ao a energia usada – e RDNA 3 fará o mesmo, a AMD já afirma.

Isso veio à tona em uma entrevista com o vice-presidente executivo da AMD, Rick Bergman, conduzida por The Street, na qual ele foi questionado sobre se desempenho semelhante por watt poderia ser esperado com RDNA 3 (que serão as placas Navi de terceira geração da AMD )

Ele respondeu: “Vamos voltar e falar sobre os benefícios … Então, por que almejamos, de forma bastante agressiva, o desempenho por watt [para] nossos RDNA 2 [GPUs]. E então, sim, temos o mesmo compromisso no RDNA 3.”

“É muito importante de várias maneiras, porque se sua energia for muito alta – como vimos de nossos concorrentes – de repente nossos usuários em potencial terão que comprar fontes de alimentação maiores, soluções de refrigeração muito avançadas. E de várias maneiras, o mais importante, isso realmente aumenta a [lista de materiais] da placa substancialmente. Esta é uma perspectiva de desktop. ”

Bergman continua: “Portanto, [há] muitas eficiências … se você puder melhorar seu desempenho por watt substancialmente. No lado do notebook, isso é ainda mais óbvio, porque você está em um espaço muito restrito, você pode simplesmente trazer mais desempenho para essa plataforma novamente sem algumas soluções de resfriamento exóticas … Focamos nisso no RDNA 2. É um grande foco no RDNA 3 também. ”

No front tracing, Bergman também deu algumas informações adicionais sobre o desempenho de Big Navi.

Ele observou: “Nosso objetivo era em 1440p [resolução], ter uma ótima experiência de rastreamento de raios. E esse era o nível de desempenho que almejamos. Agora, depende de jogos específicos e dos sistemas de todos e assim por diante, mas acho que você descobrirá que temos um desempenho geral de rastreamento de raios muito bom.

“E o suporte ao jogo será forte ao longo de 2021, porque, novamente, temos essa grande vantagem. É simplesmente integrado: você oferece suporte a ray tracing na Microsoft ou Sony [consoles], você também oferece suporte à AMD no lado do PC ”.

CPUs Zen 4

Finalmente, Bergman também abordou os processadores Ryzen construídos na arquitetura Zen 4 (e um processo de 5 nm, acredita-se), que sucederá a tecnologia Zen 3 que foi introduzida com Ryzen 5000 ( espera- se que os chips Zen 4 cheguem no início de 2022 ).

The Street perguntou quanto dos ganhos de desempenho com o Zen 4 seria impulsionado pelo IPC (benefícios de instruções por relógio da nova arquitetura), em oposição aos impulsos fornecidos por relógios mais rápidos e mais núcleos.

Bergman respondeu: “[Dada] a maturidade da arquitetura x86 agora, a resposta deve ser, mais ou menos, todas as opções acima. Se você olhou nosso documento técnico sobre Zen 3, foi essa longa lista de coisas que fizemos para conseguir 19% [aumento de IPC]. O Zen 4 terá uma longa lista semelhante de coisas, onde você olha para tudo, desde os caches até a previsão do branch, [até] o número de portas no pipeline de execução. Tudo é examinado para extrair mais desempenho. ”

Ele acrescentou: “Certamente [o processo de fabricação] abre uma porta adicional para [obtermos] melhor desempenho por watt e assim por diante, e vamos tirar proveito disso também.”

Bergman também foi questionado sobre se a AMD planejava lançar chips Threadripper baseados no Zen 3, ao que ele respondeu: “Não posso falar sobre produtos não anunciados, mas estamos comprometidos com a família Threadripper. E você certamente pode esperar que no futuro continuaremos a ter produtos nessa área específica.”

Fonte

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here