Pixar, Adobe, Apple, Autodesk e NVIDIA criaram a Alliance for OpenUSD para impulsionar padrões abertos para conteúdo 3D – Descrição Universal de Cena (USD). A notícia é da própria Apple que fala da promoção da padronização, desenvolvimento, evolução e crescimento da tecnologia Universal Scene Description da Pixar.
A aliança procura padronizar o ecossistema 3D, melhorando as funcionalidades do Open Universal Scene Description (OpenUSD). Ao promover uma maior interoperabilidade de ferramentas e dados 3D, a aliança permitirá que desenvolvedores e criadores de conteúdo descrevam, componham e simulem projetos 3D em grande escala e construam uma gama cada vez maior de produtos e serviços habilitados para 3D.
Criado pela Pixar Animation Studios, o OpenUSD é uma tecnologia de descrição de cenas 3D de alto desempenho que oferece interoperabilidade robusta entre ferramentas, dados e fluxos de trabalho. Já conhecido pela sua capacidade de capturar expressões artísticas de forma colaborativa e agilizar a produção de conteúdo cinematográfico, o poder e a flexibilidade do OpenUSD fazem dele uma plataforma de conteúdo ideal para atender às necessidades de novos setores e aplicações.
A aliança desenvolverá especificações escritas detalhando os recursos do OpenUSD. Isto permitirá uma maior compatibilidade e uma adoção, integração e implementação mais amplas, além da inclusão de outros organismos de normalização nas suas especificações. O JDF da Linux Foundation foi escolhido para abrigar o projeto, pois vai permitir o desenvolvimento aberto, eficiente e eficaz de especificações OpenUSD, enquanto fornece um caminho para o reconhecimento através da Organização Internacional de Padronização (ISO).
“A Universal Scene Description foi inventada na Pixar e é a base tecnológica do nosso pipeline de animação de última geração”, disse Steve May, diretor de tecnologia da Pixar e presidente da AOUSD. “O OpenUSD é baseado em anos de pesquisa e aplicação na produção cinematográfica da Pixar. Abrimos o código-fonte do projeto em 2016, e a influência do OpenUSD agora vai além do cinema, dos efeitos visuais e da animação e chega a outras indústrias que dependem cada vez mais de dados 3D para intercâmbio de media. Com o anúncio do AOUSD, sinalizamos o próximo passo emocionante: a evolução contínua do OpenUSD como tecnologia e sua posição como padrão internacional”.