Pintura: as descobertas de Rafael e Matisse

Red Magic 6S
Odalisque au Pantalon Rouge, obra da autoria de Henri Matisse, datada de 1925 (in Diário de Notícias)

Esta semana, e por razões distintas, vieram a público os nomes de Rafael e Matisse. No total são quatro as obras de arte em causa.

Um estudo realizado pelo Teylers Museum, um museu holandês, concluiu que três desenhos cuja autoria era atribuída a pupilos de Rafael, afinal foram executados pelo próprio pintor renascentista.

Os desenhos em causa, todos realizados a giz, são: Portrait of a Young Man (1515-1517); Joshua Addressing the Israelites at Shechem (1516-1518); Flying Putto with the Attributes of Vulcan (1518)

Na óptica de Michiel Plomp, membro do Teylers Museum, “estes trabalhos têm características distintas que revelam claramente a assinatura de Rafael”, acrescentando que “os desenhos de Rafael e a sua escola são um verdadeiro campo minado.” Exemplo do trabalho conjunto realizado entre o pintor e os seus alunos são alguns dos frescos da Capela Sistina.

De realçar que esta descoberta ocorre no ano em que será inaugurada na Holanda, a 28 de Setembro, a “primeira grande retrospectiva de Rafael”, conforme avança o Público. Esta retrospetiva incidirá sobre os métodos e técnicas utilizadas por Rafael.

Já em relação a Henri Matisse, a história é bem diferente. Segundo a France Presse, uma operação do FBI levou à descoberta do Odalisque au Pantalon Rouge, uma obra de Matisse datada de 1925, a qual havia sido furtada há cerca de dez anos do Museu de Arte Contemporânea de Caracas.

Num comunicado da polícia norte-americana, o Odalisque au Pantalon Rouge, avaliado em três milhões de dólares, iria ser vendido por 740 mil dólares a agentes do FBI que se apresentaram como supostos compradores desta obra de arte. Deste modo, foi possível recuperar a pintura de Matisse, na terça-feira, dia 17, e prender dois suspeitos.

Com estas situações, foram acrescentadas três obras ao espólio do pintor Rafael e foi ainda recuperada uma obra de arte do pintor Matisse.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here