Análise PIMAX VR 4K: Realidade Virtual em 4K já é possível a baixo custo

Para quem possui um computador com processamento gráfico fora de série e seja um verdadeiro gamer, jogar com tecnologia de realidade virtual é o topo do mundo. Até agora já era possível jogar em Realidade Virtual, mas as opções disponíveis no mercado tinham preços proibitivo para o comum mortal.

Para colmatar esta falha, a PIMAX lançou uns óculos VR com resolução 4K que, através de ligação USB e HDMI permite ao comum mortal desfrutar de um jogo em realidade virtual no seu próprio computador.

Com um preço de venda ao público de 339 euros na GearBest, este conjunto promete revolucionar o mundo dos jogos. Leia a nossa análise e fique a conhecer o PIMAX VR 4K.

CARACTERÍSTICAS E COMPATIBILIDADE

Abaixo ficam as características dos óculos VR da PIMAX:

  • Resolução: 4K UHD, 3840 x 2160P , 8.29MP (em ambas as lentes), 806 PPI;
  • Lentes: Asféricas, 53 mm de diâmetro, 110º de campo de visão;
  • Sensores: Giroscópio duplo (1000 HZ), acelerómetro, magnetómetro, sensor de distância, sensor de luz;
  • 3.5 mm jack headphones,  som stereo 5.1;
  • Distância interpupilar adaptável (58-71 mm);
  • Suporta até 500º de miopia;

Para a utilização destes óculos, os seguintes requisitos mínimos são recomendados:

  • Compatível com: PC Win 7 / 8 / 10
  • CPU: mínimo Intel i5
  • GPU: mínimo DirectX 3D10, Nvida GT X960 / AMD R9 290
  • Storage: mínimo 4GB
  • Port: HDMI 1.4B , USB 2.0 / 3.0

DESEMPENHO

Enquanto os concorrentes mais diretos da PIMAX (HTC Vive e Oculus Rift) oferecem uma resolução 2K para os dois olhos, a PIMAX decidiu subir a parada e oferece uma resolução 4K em ambos os olhos. Estamos a falar de uma resolução 2K em cada olho. Aliado a uma densidade de pixeis de 806 PPI, estamos a falar de uma qualidade de imagem excepcional.

Uma preocupação que fica é a seguinte: a qualidade de imagem é excepcional. Mas como lidam os óculos com tamanha quantidade de informação? Simples, Oferecendo-nos uma refresh rate de 60HZ, o que significa de que o ecrã irá “pulsar” 90 vezes por segundo.

No entanto há que alertar os futuros utilizadores: isto só possível com unidades de processamento de dados e processamento gráficas excepcionais. Caso contrário, estas taxas de actualização não são possíveis. A pensar nisto, a PIMAX disponibiliza um modo de utilização 2K, o que permite que cada olho desfrute de uma resolução HD. Com esta resolução definida, o hardware definido como o mínimo indispensável consegue um desempenho muito razoável.

Os PIMAX VR 4K vêm equipados com lentes asféricas de 53 mm cada uma, o que permite um campo de visão de 110º. A distância interpupilas é ajustável, entre os 58 mm e os 71 mm, o que garante um conforto ócular para todos os utilizadores. Para proteção da saúde ocular, os PIMAX VR 4K possuem proteção com laser azul e ajustam a luz automaticamente para minimizar o impacto para os olhos do utilizador.

No que diz respeito à experiência de utilização, a PIMAX pensou em tudo. Temos dois giroscópios de 1000 HZ, que permitem 6 graus de libertade (X,Y,Z e rotação nos respectivos eixos), o que garante uma visão 360º. Os restantes sensores auxiliam estes giroscópios a garantir uma utilização suave e sem falhas.

Os novos PIMAX VR 4K vêm equipados com dois headphones stereo 5.1 que emitem um som muito agradável e claro, o que potencia ainda mais a qualidade de jogar com estes óculos. No entanto, é possível não utilizar estes headphones e sim utilizar um par que os utilizadores já possuam.

No campo do conforto, contamos com um peso líquido de 620 gramas, mais pesado do que os seus concorrentes directos. Numa utilização mais prolongada, este peso faz-se sentir, especialmente na cana do nariz, onde é suportado todo o peso destes óculos. Infelizmente, não contamos com qualquer amortecimento nessa zona, o que faz com que os óculos magoem um pouco. Este problema seria minimizado caso existisse algum tipo de esponja nessa zona.

SOFTWARE

Para a utilização destes óculos, é essencial a instalação de dois softwares: o primeiro é, obviamente, a extensão do Steam para realidade virtual: o SteamVR. O segundo é a aplicação da própria PIMAX designada por PI Play. Nesta aplicação podemos fazer o download de jogos, vídeos e imagens em 3D e permite controlar a resolução e o modo de duplicação de ecrã.

A aplicação está separada em 5 separadores: o primeiro apenas possui uma opção para seleccionar o modo de duplicação do ecrã. A segunda apresenta uma lista com jogos em realidade virtual. Nesta existem duas opções: ou fazemos o download diretamente da aplicação ou, em alternativa, somos redirecionados para o site do Steam. Os terceiro e quarto separadores permitem fazer o download de vídeos e imagens em 3D e gerir downloads, respetivamente. O quinto separador apresenta as definições dos óculos. Aqui podemos mudar, por exemplo, a resolução que queremos transmitir.

No geral, a aplicação é bastante fácil de utilizar e intuitiva. Sem dúvida um ponto muito positivo destes óculos VR.

VEREDICTO: PIMAX VR 4K

Por 339 euros podemos desfrutar de uma resolução extraordinária, um som de excelente qualidade e de uma aplicação muito completa e simples de utilizar. Os óculos PIMAX VR 4K vieram definir um novo padrão no mundo dos jogos em realidade virtual, não só pela sua qualidade mas acima de tudo pelo seu preço muito competitivo.

No entanto há que alertar os utilizadores que, a utilização em 4K irá exigir um hardware de topo que nem todos os utilizadores irão possuir. Mas de forma bastante inteligente, a PIMAX garante a utilização destes óculos por todos ao permitir reduzir a resolução dos óculos para 2K, ou seja, uma resolução FullHD por olho.

Um aspecto menos positivo é o peso dos óculos. O peso em si não é de todo o mais problemático mas sim o facto desse peso ser todo concentrado na cana do nariz o que, aliado ao facto de não haver qualquer amortecimento nessa zona, torna a utilização prolongada algo desconfortável. Nada que não impeça o utilizador de colar por ele próprio esponjas nessa zona.

Pontos a Favor:

  • Preço
  • Ecrã 4K
  • Permite redução da resolução para 2K

Pontos Contra:

  • Peso do equipamento
  • Precisa de um hardware bom para o 4K

Agradecemos à GearBest por nos ter enviado os Pimax VR 4K para nossa análise e pode adquirir estes óculos por 339€. O modelo, neste momento, está disponível a partir do armazém Europeu ou da China, pelo mesmo preço.

  • Código de desconto de, aproximadamente, 9€: “LHPIMAX”

Se escolher o envio a partir da China, não se esqueça de escolher a opção de envio “Priority Shipping”, para que não passe na alfandega e não tenha taxas extras. No entanto, este envio é gratuito, ao contrário se comrpar no armazém europeu que, em contrapartida, é mais rápido a chegar a sua casa. Abaixo fica a nossa galeria de fotos:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here