A fabricante francesa Peugeot revelou o seu conceito Inception, um carro elétrico de aparência futurista com ângulos agudos e designs brutalistas. O conceito, anunciado na CES esta semana, inspirará uma linha de futuros EVs que começarão a chegar aos clientes em 2025.
A Stellantis, dona da Peugeot, teve uma lista pesada na CES deste ano, incluindo um conceito de cockpit da Chrysler e um camião Ram 1500 elétrico a bateria que se inspira muito no mundo dos muscle cars.
O Peugeot Inception foi indiscutivelmente o mais CES-y de todos os anúncios, com o seu volante retangular, painel hiperminimal e interior que muda de cor. Existe até um dispositivo dentro do carro chamado “Halo Cluster” com um ecrã de 360 graus.
A Peugeot diz que o Inception será montado sobre a plataforma STLA Large, que é uma versão maior das plataformas EV modulares da Stellantis.
O Inception mede 5 metros de comprimento e 1,34 m de altura. A sua arquitetura de 800 volts significa que pode adicionar até 150 km de alcance em apenas cinco minutos de carregamento. Ele também surge com uma bateria de 100kWh, mas a Peugeot afirma que pode atingir 800 quilômetros de alcance com uma única carga. Isto é igual à “distância de Paris a Marselha ou Bruxelas a Berlim” com uma única carga, vangloria-se a montadora.
Uma configuração de tração integral com motor duplo dá ao conceito 680 cavalos de potência (500 kW) e uma aceleração de zero a 100 km/h em menos de três segundos.
A próxima geração do i-Cockpit apresenta um novo sistema de controlo Hypersquare, que pode receber o prêmio de “demasiado futurista e com um som mais ridículo”. O Hypersquare é basicamente o ecrã de infoentretenimento da Peugeot, onde pode controlar coisas como a navegação e mídia, além de servir como volante real.
O Hyperquare opera através de um sistema de direção por fio, onde não existe conexão mecânica entre a coluna de direção e as rodas. Mas a Hyperscreen também pode se retrair quando o veículo faz a transição para direção totalmente autônoma, substituída por um grande ecrã panorâmico que se eleva do chão.
Existe muitas outras ideias interessantes dentro desse conceito, incluindo uma janela envidraçada usada pelos astronautas da NASA para os seus visores e uma “barra de tecnologia” que atravessa o lado de fora da porta para comunicar mensagens aos passageiros que se aproximam.
Apesar de ter a aparência de uma arma mortal, a Peugeot diz que quer que o Inception seja “fácil de usar” e, em última análise, pretende transmitir uma mensagem “otimista” sobre o futuro da marca.
Fonte: Stellantis