Pesquisa no Google ganha “hack” que melhora os resultados

Sabia que pode pesquisar uma palavra ou algumas frases exata no Google ao colocar aspas? É a melhor forma de ser específico sobre algo que está à procura. Esta quinta-feira, o Google anunciou o que será uma grande melhoria. Os pequenos trechos abaixo de um link de resultado de pesquisa serão agora criados com base onde o termo citado aparece na página.

A publicação no blog do Google sobre esta mudança tem uma boa imagem que ilustra como isso irá funcionar na prática, que incluí o texto abaixo. O Google pesquisou “pesquisa do Google” e os dois snippets mostrados no exemplo incluem a frase em negrito “Pesquisa do Google”, neste caso “Google Search” em inglês.

Anteriormente, o Google mostrava os resultados que incluíam a palavra ou frase citada, mas o pequeno snippet pode não mostrar exatamente onde a frase aparecia numa página.

Na publicação no blog, Yonghao Jin do Google explica por que isso aconteceu e por que fez a mudança: “No passado, nem sempre fazíamos isso porque às vezes o que era citado aparecia em áreas de um documento que não se adequava à pesquisa do utilizador. Por exemplo, uma palavra ou frase pode aparecer no item de menu de uma página, onde iria navegar para as diferentes seções do site. Criar um snippet em torno das seções como essa pode não produzir uma descrição facilmente legível”.

Conforme observado na publicação do blog, existe algumas ressalvas sobre as pesquisas citadas. Algum texto pode estar oculto numa tag de descrição ou algum texto alternativo e não ser facilmente visível numa página, por exemplo, ou o Google pode ter efetuado uma pesquisa numa página que continha um termo citado que foi removido numa atualização.

O Google “principalmente” coloca em negrito o conteúdo citado em trechos das páginas da web no desktop, nos resultados móveis o negrito não irá funcionar.

Fonte: Google

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui