PES 2019 Lite: o jogo é grátis e a aposta da Konami para dar a volta por cima

Se gosta de simuladores de futebol, certamente que há duas grandes referências, o FIFA e o Pro Evolution Soccer. Se há uns anos atrás o PES é o grande líder, nos últimos anos a Eletronic Arts tem feito uma forte aposta e já passou a ser o preferido de grande parte dos jogadores, mas a Konami tem uma aposta na manga: O PES 2019 Lite.

O PES 2019 Lite é uma nova versão do grande simulador de futebol que se torna totalmente grátis para o jogador, sendo que o rendimento à Konami irá acontecer através da famosas, e cada vez a maior tendência, micro-transações possíveis no jogo. É esta a aposta da Konami para dar a volta por cima.

No final de abril surgiram as primeiras informações sobre o próximo PES 2019 e nem foram nada boas, com o anuncio de que a parceria entre a Konami e a UEFA terminou, deixando de fora as competições europeias (Liga dos Campeóes e Liga Europa). Depois, foram anunciadas novas licenças para o jogo, onde a Liga NOS estava incluída e acabava por ser uma boa notícia para o nosso mercado.

No entanto, perder as competições europeias é um duro golpe e a Konami sabe disso, por isso começou a definir novas estratégias, das quais surgiram novas licenças de vários campeonatos de futebol, mas sem dúvida que o novo PES 2019 Lite é a grande novidade e que poderá mudar a forma como olhamos para os simuladores de futebol.

O PES 2019 Lite é um jogo grátis de instalar, seja para PC, Playstation ou Xbox, onde o jogador terá acesso apenas a alguns modos de jogo, quando comparado com a versão completa, mas não é por isso que deixará de ter muito para fazer. Há três modos de jogo incluídos, o myClub, a Liga PES e os jogos online amigáveis.

O grande destaque é o modo myClub que incentiva os jogadores a criarem um plantel cheio d eestrelas do futebol, sendo que tanto atuais estrelas como antigas glórias estão disponíveis, como David Beckam, Maradona ou Batistuta, sendo que a principal fonte de receita para a Konami serão as micro-transações realizadas no jogo.

O PES 2019 Lite já está disponível na Steam, na Playstation Store e a Microsoft Store.

É este o passo certo?

A verdade é que a Konami tem vindo a perder mercado com o Pro Evolution Soccer e os primeiros resultados do início de vendas do PES 2019 indicam isso mesmo, com um redução de vendas do jogo no mercado.

No Reino Unido, o PES 2019 vendeu menos 42% quando comparado com o ano anterior, por isso a produtora tem de procurar outras formas de rentabilizar o jogo e aumentar o número de jogadores.

A verdade é que as micro-transações são a mais recente tendência do mercado, oferecendo jogos grátis aos utilizadores e depois rentabilizando o investimento através deste novo formato. As lojas de aplicações móveis já explorem este mercado há diversos anos e o excelente exemplo que a Epic Games está  afazer com o Fortnite é um exemplo como esta é uma via muito viável de rentabilidade.

Por esse motivo, é normal que comecemos a ver cada vez mais jogos a seguir esta tendência de negócio e, com toda a certeza, muitos mais jogos irão seguir esta tendência nos próximos anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here