Perceber o Alzheimer pela Realidade Virtual

a-walk-through-dementia

A doença de Alzheimer afeta cada vez mais pessoas e as suas famílias. Uma doença de difícil compreensão, associada à perda de memória, tem associados quadros de demência progressiva que impossibilitam a realização das mais elementares tarefas por parte dos pacientes, desfigurando a realidade de forma atroz.

Para dar a entender o mistério que vai na cabeça deste grupo de pacientes a Associação de Investigação para a Doença de Alzheimer’s do Reino Unido (ARUK) desenvolveu um conjunto de conteúdos em Realidade Virtual para passar a mensagem de que a perda de memória é apenas uma fração da demência, e a ponta de um misterioso icebergue de complexidades.

Neste projeto, de relevante interesse para a sociedade, a ARUK contou com o importante apoio da filial britânica da Google, com a qual trabalhou no último ano. Na construção deste projeto trabalharam pacientes, prestadores de cuidados de saúde nesta área, cientistas e familiares de pessoas portadoras de Alzheimer.  Nas produções finalizadas pela Visyon e pela Across the Pond, somos transportados para três cenários distintos: fazer uma chávena de chá, caminhar até casa e fazer compras no supermercado. A experiência é imersiva e reveste-se de um realismo ímpar.

O «A Walk through Dementia» (Uma caminhada pela demência) está disponível através de uma app ou através de conteúdo no YouTube, podendo serem utilizados os famosos óculos de Realidade Virtual, onde se incluem os acessíveis Cardboard da Google. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui