Pequim considera que os satélites da Space X são prejudiciais para a sua estação espacial

O ano parece que não está a acabar da melhor forma para Elon Musk, que continua a passar por um período controverso com a China que, actualmente está a acusá-lo de ter os seus satélites da Space X muito próximos da estação espacial chinesa, o que levou a que estes últimos tivessem de realizar manobras de emergência, por forma a evitar uma colisão. Segundo a China, Elon Musk também colocou em perigo astronaustas chineses.

Foi enviado um relatório para o Escritório das Nações Unidas para Assuntos Exteriores que refere que, por duas vezes, a Space X teve comportamentos que  “constituíram perigos para a vida ou saúde dos astronautas a bordo da Estação Espacial China”, tendo sido acrescentado que os incidentes aconteceram em julho e outubro.

A China reportou a situação à ONU no início deste mês, e pediu para que as Nações Unidos lembrem todos os seus membros as normas estipuladas para a atividade espacial.

Mas os episódios não ganharam grande atenção até ao início desta semana. Os meios de comunicação estatal da China A analisaram os incidentes, que envolveram satélites que fazem parte da constelação Starlink da SpaceX – um projeto que pretende oferecer acessos rápidos de Internet em locais mais remotos da Terra, e, entretanto, um especialista chinês em assuntos do espaço, na passada segunda-feira, especulou que a SpaceX pode ter tentado “testar a capacidade e consciência de resposta da China no espaço”.

Entretanto este assunto já teve mais de 90 milhões de visualizações na Weibo, e pode ver-se que foram muitos os utilizadores que criticaram os “satélites americanos Starlink” e outros a denunciaram ações provocatórias por parte dos EUA.

Questionado sobre o incidente na terça-feira, um porta-voz do Ministério das Relações Externas da China pediu aos Estados Unidos para “tomarem medidas imediatas para evitar que tais incidentes voltem a acontecer”, refere a CNN. Entretanto a Space X ainda não se pronunciou sobre este tema.

Fonte: Market Watch