Pedro Dias conquista mais uma Medalha de Bronze para Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática

De 13 a 19 de setembro, ocorreu a 32.ª edição das Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI), onde 343 alunos de escolas secundárias provenientes de 87 diferentes países ou regiões demonstraram o seu talento na programação.

As provas decorreram em dois dias, com competições de 5 horas e três problemas diários que colocaram à prova os conhecimentos informáticos e algorítmicos de todos os participantes, em representação do seu país.

Pela situação que temos vindo a atravessar, nomeadamente a pandemia da COVID-19, e tendo em conta as recomendações da Organização Mundial de Saúde, este ano a edição das Olimpíadas Internacionais de Informática foi realizada online e não presencialmente, ao contrário do que sucedeu em anos transatos.

No entanto, de forma a manter o espírito de competição e garantir que tudo corria como desejado, o Comité Internacional das IOI 2020 recomendou que as delegações se juntassem num mesmo local. Desta forma, o Team Leader Pedro Ribeiro, em colaboração com o Departamento de Ciência e Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (DCC-FCUP), disponibilizou um laboratório, computadores e todo o material necessário para esta competição.

Portugal participa neste evento desde 1992, enviando os seus melhores alunos, selecionados através das Olimpíadas Nacionais de Informática, organizadas pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Este ano, a delegação portuguesa foi constituída pelos alunos Pedro Dias (12º ano do Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre – Lisboa), Rui Wang (12º ano do Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira – Faro), Ricardo Antunes (12º ano do Agrupamento de Escolas de Castro Verde, Castro Verde) e Duarte Nóbrega (12º ano do Colégio Internato dos Carvalhos, Vila Nova de Gaia), sendo liderada professor Pedro Ribeiro (Team Leader – Universidade do Porto), coadjuvado por Ricardo Pereira – Deputy Leader (aluno do mestrado Ciência de Computadores no DCC/FCUP, Universidade do Porto) e Vasco Cruz – Adjunct (aluno do mestrado Ciência de Computadores no DCC/FCUP, Universidade do Porto). Pedro Paredes, aluno de doutoramento na Universidade de Carnegie Mellon, em Pittsburgh, USA, e Kevin Pucci, medalhado em anteriores edições das IOI e atualmente aluno da Universidade do Porto, foram também responsáveis pela preparação técnica e científica desta edição das IOI 2020.

Os resultados alcançados corresponderam às expectativas da delegação portuguesa, que recebeu, uma vez mais, os frutos do seu árduo trabalho de preparação com a conquista de mais uma medalha de bronze para Portugal – a nona na história do nosso país nesta prestigiada competição – pelo aluno Pedro Dias.

O nosso país acumula assim no seu histórico duas medalhas de prata (2019 e 2018) e nove medalhas de bronze (uma em 2020, duas em 2017, uma em 2016, duas em 2012, uma em 2011, uma em 2009 e uma em 2002).

Durante a cerimónia de encerramento das IOI 2020, foram também mencionados os prémios correspondentes ao Concurso Ibero-Americano de Informática e Computação (CIIC), uma prova internacional destinada a preparar os melhores alunos de vários países da América Latina e da Península Ibérica para as IOI. Em 2020, participaram 131 concorrentes de 13 diferentes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Espanha, México, Perú, Portugal, República Dominicana e Venezuela.

Os melhores alunos portugueses participaram ainda no CIIC (Concurso Ibero-Americano de Informática e Computação) e o resultado global foi igualmente muito positivo, com a obtenção de uma medalha de ouro (Pedro Dias), duas medalhas de prata (Rui Wang e Tiago Pereira) e duas medalhas de bronze (Duarte Nóbrega e Pedro Costa).

As Olimpíadas Nacionais e Internacionais de Informática são uma iniciativa de alta competição em TIC, que serve para fomentar o gosto dos jovens por esta área, que contará com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, da Ciência Viva, da Everis Portugal e da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here