Passos Coelho admite que Governo tem interesse na compra da dívida pública por parte dos chineses

Passos CoelhoO Primeiro Ministro afirmou que o mercado chinês é importante para a dívida pública da Europa e admitiu que o Governo português tem interesse na compra da dívida pública por parte da China dizendo que é “natural” a existência de conversações sobre o tema.

Passos Coelho afirmou é importante para Portugal o interesse da China. “Claro que, todo o mercado financeiro e o mercado chinês também é importante para a dívida pública na Europa e neste caso para Portugal também e portanto é natural que haja conversas sobre essa matéria mas não há uma missão específica relativamente à dívida pública”, afirmou hoje o Primeiro Ministro.

Em declarações disse ainda que a relação entre Portugal e a China “é muito importante para o futuro” da Europa e em particular do país. “Há aqui uma porta aberta grande que nós temos de preparar de modo a intensificar e aproximar ainda mais estas intenções da concretização de planos de investimento em Portugal em áreas onde Portugal é competitivo”, afirmou.

À margem de uma visita ao centro de investigação da Nokia Siemens na Amadora, Passos Coelho saiu-se com a afirmação em reposta a uma pergunta acerca do interesse do Governo português na compra da dívida pública por parte da China.

No próximo mês o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, efetuará uma visita de 24h a Pequim, data que coincidirá com a estadia de Paulo Portas na capital. Os dois ministros de Estado do Governo irão encontrar-se no dia 5 de julho num jantar de banqueiros de Portugal e da China.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here