Parlamento da UE aprova cabo de carregamento comum a partir de 2024

Os eurodeputados votaram a favor de uma lei que exige que todos os novos dispositivos portáteis usem o mesmo tipo de cabo de carregamento. Smartphones e tablets, incluindo o iPhone e iPad da Apple, terão que usar um carregador USB-C a partir de 2024, enquanto os fabricantes de laptops terão até 2026 para fazer a mudança.

Foram 602 votos a favor e 13 contra, com oito abstenções. Espera-se que os estados membros concedam a aprovação já no próximo dia 24 de outubro, antes que a regra seja sancionada no parlamento.

Após um acordo provisório da União Europeia, em junho de 2022, o governo do Reino Unido disse que não estava a “considerar” a introdução de um cabo de carregamento comum, mas sob os atuais acordos pós-Brexit, o novo regulamento pode se aplicar também até à Irlanda do Norte.

Os “novos requisitos podem também se aplicar a dispositivos vendidos na Irlanda do Norte nos termos do protocolo da Irlanda do Norte no acordo do Brexit, desencadeando várias divergência de padrões de produtos com o resto do Reino Unido”, segundo um relatório parlamentar de dezembro de 2021.

O tratado funciona também para manter a Irlanda do Norte dentro do mercado único de bens da UE, enquanto o resto do Reino Unido estará obviamente fora dele. Uma disputa entre o Reino Unido e a UE sobre como reformar o protocolo da Irlanda do Norte permanece ainda sem solução. A comissária de competição da UE, Margrethe Vestager, comemorou a nova regra no Twitter, citando o “desperdício e a inconveniência” de ter vários carregadores.

A Apple já argumentou contra a proposta. Quando foi introduzido pela primeira vez, em setembro de 2021, um representante da Apple disse: “Regulamentações rígidas que exigem apenas um tipo de conector sufocam a inovação em vez de a motivar, o que, por sua vez, irá prejudicar os consumidores na Europa e em todo o mundo”.

A gigante da tecnologia é a principal fabricante de smartphones que usa uma porta de carregamento personalizada, já que a sua série iPhone usa um conector Lightning fabricado pela Apple. A nova regra irá abranger uma gama de “eletrónicos portáteis de pequeno e médio porte”, de acordo com a UE, incluindo:

  • Smartphones
  • Leitores eletrónicos
  • Ratos e teclados
  • Dispositivos GPS (sistema de posicionamento global)
  • Fones
  • Câmeras digitais
  • Consolas de videojogos portáteis
  • Colunas portáteis

Fonte: BBC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui