Panasonic evolui sistema de deteção de sonolência na condução

Os fabricantes de automóveis têm vindo a apostar na inclusão de sistemas de deteção de sonolência na condução. A sinistralidade rodoviária causada pelo adormecer ao volante apresenta em todo o mundo índices elevados, daí podermos encontrar sistemas de alerta aos condutores em automóveis como o mais recente Volkswagen Passat e Mercedes Classe S. A Panasonic que dar um enorme salto neste tipo de sistemas e apresentou já as linhas mestras.

Sem grande aparato, o novo sistema da Panasonic de deteção de sonolência na condução possui vários sensores capazes de identificar sinais no condutor que prefigurem um possível adormecimento ao volante. Além a monitorização de indicações vitais, como o piscar de olhos e os movimentos do tronco e do pescoço do condutor, a nova tecnologia da Panasonic faz a interligação com dados do automóvel como por exemplo oscialações na rotação do volante e flutuações na pressão do acelerador.

No projeto da Panasonic colaboram o nipónico Instituto Ohara para as Ciências do Trabalho assim como dados recolhidos por um estudo conduzido pela Universidade Chiba, também do Japão.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui