Os robots vão ser nossos chefes!

Existe cada vez mais avisos sobre o facto de se avizinhar uma crise no mundo automático, o mundo onde os trabalhadores estão a ser substituídos pelos robots aos poucos e poucos por maquinas consideradas inteligentes. A verdade é que os robots já chegaram e estão a trabalhar em áreas como a gerência, ou seja estão a começar a mandar nos trabalhadores.

Neste momento temos robots a trabalhar em hotéis a dizer aos trabalhadores quais os quartos a limpar e a controlar a velocidade com que as tarefas são feitas. Controlam o número de clicks e páginas que pessoas em postos de secretariado fazem. Estes são apenas exemplos de como os robots estão a procurar deficiências no trabalho humano, aspectos que não são tão fáceis de detectar por gerentes humanos. Os robots controlam o tempo de pausa, o tempo que nos demoramos na casa de banho. O medo que antes existia em os robots ficarem com o nosso trabalho transformou-se no medo de os robots se tornarem os nossos chefes.

Um exemplo de uma empresa que usa softwares, e robots, para controlar o trabalho é a Amazon. Os trabalhadores da Amazon afirmam que este é o aspecto negativo do trabalho. Deste modo não existe possibilidade de descansar ou recuperar de um trabalho mais pesado.

O trabalho pode se tornar mais intenso psicologicamente que fisicamente e trabalhar neste estado pode fazer com que muitos trabalhadores não aguentem a pressão.

Será que um humano ser controlado por um robot não significa colocar o humano numa situação em que o mesmo tem que trabalhar em condições não apropriadas para os humanos mas sim para os robots. Hoje em dia o trabalhador nada mais é que um número para a empresa, algo que pode ser facilmente substituível. E se tivermos a falar de um trabalho sem características especificas melhor, não é preciso formação, só é preciso trabalhar rápido.

Fonte:  The Verge

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui