Os motivos da remoção do “Ok Google” no Google Chrome

Ok-Google
Quem atualizou o navegador Google Chrome para versão 46, deve ter notado ou percebido que o recurso “Ok Google” já não está funcional como antes (automático).

Antes, bastava que se dissesse “Ok Google” em voz alta que o navegador reconhecia o comando do usuário e abria uma interface de pesquisa por voz. Como por exemplo “Ok Google” – temperatura, o navegador dá resultados de pesquisas consoante o nosso pedido (neste caso temperatura), e o resultado será do estado meteorológico do dia na sua cidade, por fim abaixo, a habitual lista de sites com serviços ou artigos relacionados ao termo pesquisado.

O recurso de pesquisa de voz estendeu-se para smartphones e Tablet, porém muitos usuários (inclusive eu) estavam intrigados de como esta ferramenta funcionava.

As duas perguntas mais relevantes a este assunto, era se o Google ouvia todas as nossas conversas, e a segunda era se as nossas vozes eram guardadas. E a resposta para tudo isso é sim, o Google guarda as nossas vozes de pesquisa.

Onde são guardadas as vozes?

Existe um painel de atividade de pesquisas feitas através do “Ok Google”, que pode ver nesta hiperligação basta que tenha logado o seu gmail, e obterá uma lista de gravações das pesquisas realizadas por voz. Como todos sabemos, o Google usa nossos dados de informação, inclusive as pesquisas feitas no motor de pesquisa (voz ou escrita), para entender o que mais procuramos na internet e deste modo, “vender” informações para o seu serviço de publicidade Adsense.

Usei o “Ok Google” umas dezenas de vezes, e pesquisei caminhadas (serviço de mapas) para chegar a lugares (que considero pessoais) de carro ou mesmo a pé. Estas informações foram gravadas, conforme pude ver na lista de atividades, e graças a Deus, pode apaga-las (no mesmo painel).

Motivos da remoção do “Ok Google” (segundo Google)

O recurso “Ok Google” automático já não está disponível na versão 46 do Google Chrome. Porém, o usuário ainda pode aceder a função basta que clique o microfone na barra de pesquisa da página inicial Google.

O Google explica a remoção do recurso “Ok Google” automático com o argumento de que serviços automáticos como estes são responsáveis pela “má” performance e gasto rápido de baterias nos laptops. Fora disto, a estatística demonstra pouca afluência de utilizadores nestes serviços (automáticos), tanto para usuários de sistemas Linux, Windows, ou até Mac. O Google também removeu o recurso de notificações, que alertava interações em redes sociais ou e-mails.

Atualização: A nova versão do Google Chrome pode silenciar abas sonoras. É uma ferramenta para poupar bateria do laptop, mas também evitar incómodos provocados por abas de “publicidades” que abrem sem a nossa permissão e reproduzem sons.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here