A mudança de identidade do Instagram aconteceu ontem, ao fim de anos sem que a imagem corporativa da rede social de partilha de imagens sofresse a mínima alteração.
No interior o interface passou a ter fundo integral em tons de branco de forma a destacar as fotografias que compõem o conteúdo desta plataforma, exteriormente o logo da aplicação foi também totalmente redesenhado e apresenta um novo esquema de cores. Se no interior da app as mudanças foram aceites, a alteração do ícone do Instagram fez-se acompanhar de várias críticas à empresa. Para fazer face às críticas Ian Spalter, chefe de design do Instagram saiu para o Medium justificando todo o processo até se chegar ao resultado final.
A equipa de design do Instagram focou-se em conceber um logo totalmente novo e não apenas de adaptar o que era imagem de marca ao design plano que agora está em voga. Na base da conceção estiveram as cores do arco-iris e a atração que as pessoas sentem por este fenómeno ótico que pode ser cruzado com a temática da fotografia.
Para os interessados nesta temática, o artigo escrito por Ian Spalter no Medium terá, de forma óbvia, particular interesse.