Os cidadãos americanos têm medo dos carros autónomos

Os receios entre os cidadãos americanos sobre os carros autónomos têm aumentado nos últimos meses. Os Estados Unidos da América têm sido um dos países onde se tem desenvolvido mais testes de carros sem condutor. Existem milhares de carros autónomos em fase de testes nas estradas americanas.

Porém, a confiança do público americano em relação aos carros autónomos nunca foi tão baixa como é neste momento. Num estudo realizado em Abril pela AAA (American Automobile Association) foi descoberto que 73% dos americanos não confiam nos carros sem condutor. É um aumento de 10% em relação aos 63% que diziam não confiar no final de 2017.

O estudo revela que apenas 20% dos inquiridos entraria num carro sem condutor. O maior declínio de confiança veio das camadas mais jovens, conhecidos na cultura americana como Millennials. Apesar de continuarem a ser a camada da população que mais confia neste tipo de tecnologia, neste momento 64% dos Millennials afirma que não viajaria num carro autónomo, em comparação com os 49% que o afirmavam em 2017.

“Apesar do potencial (dos carros autónomos) para tornar as estradas mais seguras a longo prazo, os consumidores tem as expectativas altas no que concerne a segurança,” afirmou Greg Brannon, o director de Engenharia Automóvel da AAA (citado pela Gizmodo). “Os nossos resultados mostram que qualquer incidente que envolva um veículo autónomo irá provavelmente alterar a confiança dos consumidores, que é uma componente critica para a aceitação alargada dos veículos autónomos”.

Medo de entrar num carro e medo de encontrar um carro

O estudo mostra também que as pessoas não têm apenas medo de ser passageiros num carro autónomo: também tem medo de encontrar um na rua. 63% dos inquiridos afirmaram que se sentiriam menos seguros enquanto peões com um carro autónomo na estrada.

Estes medos são fundados nas noticias sobre acidentes envolvendo carros autónomos. Os carros da Tesla tem estado envolvidos em alguns incidentes sem gravidade. Porém, o acidente mais grave até agora ocorreu em Março quando um veiculo da Uber atropelou mortalmente uma mulher de 44 anos.

E você, confiaria num carro autónomo para o conduzir ao seu destino?

Fonte: Gizmodo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui