Optane da Intel acelera computadores domésticos para velocidades supersónicas

A Intel revelou novos módulos de memória RAM que são capazes de tornar muito mais velozes os computadores domésticos. As novas memórias receberam a designação de Optane, pot analogia com as octanas da gasolina dos automóveis. Estes novos módulos revolucionam vão chegar para revolucionar a indústria dos computadores.

O funcionamento das novas memórias Optane da Intel pode descrever-se com simplicidade: a velocidade e fluide de utilização da memória RAM é combinada com as capacidades de armazenamento das memórias Flash.

A Intel revelou a nova tecnologia Optane para memória de computadores na última CES. Os novos componentes conseguem realizar uma pre-cache de aplicações e software utiliado com maior frequência pelos utilizadores, e mesmo com o computador desligado conseguem ter toda a informação em memória. Com isto os processos de arranque tornam-se praticamente supersónicos.

Depois de uma década de desenvolvimento a Intel finalmente vai colocar as memórias Optane à venda em rutura com uma tradição de funcionamento com mais de meio século. Com estas novas memórias as atividades de computação sofrem uma melhoria média de 28% em termos de performance global. Os números da Intel prometem ainda carregamento seis vezes mais rápido do Microsoft Outlook, funcionamento cinco vezes mais rápido do Google Chrome e 67% de aceleração no desempenho de jogos.

Os módulos de 16 GB custarão apenas 44 dólares e os de 32 GB 77 dólares e chegam ao mercado até ao final do mês. Para os utilizar é necessário ter uma motherboard compatível, mas segundo a Intel há já mais de 130 no mercado.

Veja também...

Deixe o seu comentário