Oppo Find X5: Primeiras impressões (Hands-on)

Hoje é o anúncio dos novos smartphones topo de gama da Oppo, que não esconde o seu objetivo de rivalizar com as fabricantes de topo, diga-se a Apple, Samsung e Xiaomi e, tendo em conta a evolução que tem tido e os últimos modelos, está num bom caminho.

Os novos Oppo Find X5 são uma montra do que de bom a fabricante chinesa pode fazer, tanto em termos de  qualidade como de design e é bom que em vez de seguir tendência, desde do modelo do ano passado que a marca tem tentado diferenciar-se dos concorrentes, com design únicos. É assim que percebemos que uma marca tem pernas para andar.

Hoje partilhamos consigo as primeiras impressões do novo Oppo Find X5, um dos três modelos anunciados hoje e que chegam ao mercado no próximo mês de março. O modelo já tem preço conhecido de 999€, o que é bastante elevado.

Caixa e acessórios

Assim que abrimos a caixa, a primeira coisa que surge é uma caixa, sendo que após removermos é que lá encontramos o smartphone e, por baixo, está o cabo USB para USB-C e o carregador SuperVooc de 80W, o que é uma boa adição para podermos usufruir de todo o potencial de carregamento do equipamento, algo que agora não tem sido feito. Também temos um adaptador de USB normal para USB-C.

Eu percebo que haja esta preocupação ecológica, mas não deixa de ser frustrante, por exemplo, termos um smartphone com uma capacidade de carregamento super rápida e de termos de adquirir um carregador à parte para o fazermos. No caso da Apple e da Samsung, também os smartphones não têm potências de carregamento, não notamos tanto a diferença, mas no caso da Xiaomi já é um produto que faz falta, pois iremos ter um smartphone com capacidade de carregamento excelente, mas sem um carregador para usufruir. Aqui, a Oppo dá tudo, Mas há mais.

Voltando à primeira caixa, além dos habituais manuais e do objeto para abrir o compartimento do cartão SIM, encontramos um cartão com um QR code e uma capa de silicone. Não deixo de considerar essencial a inclusão de um capa de silicone para proteger o smartphone. Quanto ao cartão vai dar para um link da Oppo onde irá ter alguns benefícios exclusivos, que ainda não conseguimos aceder para vos explicar melhor.

Design

O smartphone está muito bem conseguido, sendo que com o tom mate, oferece, realmente, uma versão anti-dedadas “a sério”. O modelo que temos para analisar é o branco e se é verdade que à primeira vista, parece ser “demasiado branco” devido ao mate, rapidamente nos habituamos. Mantendo-nos na área traseira, a câmara é outro destaque.

Tal como já referimos no artigo onde apresentamos os novos Oppo Find X5, é bom ver que a marca coloca o Find X5 e o Find X5 Pro ao mesmo nível em termos de design geral. É verdade que o Find X5 Pro tem um acabamento em cerâmica, mas mantêm o mesmo caminho, o que acaba por equiparar os dois modelos. E é o que faz sentido.

O design das câmaras é o mesmo e, mais uma vez, bem conseguido. Pessoalmente, não sou adepto das saliências das câmaras, apesar de, obviamente, perceber que é um mal necessário para ter os sensores fotográficos atuais e, ao mesmo tempo, não termos um smartphone grosso no geral. Mas se sempre foi crítico em quase todos os equipamentos, no caso do Oppo Find X3 Pro e, obviamente, no modelo deste ano, o Find X5, gosto imenso da solução encontrada.

Agrada-me que a Oppo em vez de colocar uma saliência enorme e “saltar” da câmara, tenha aliado o design do smartphone de uma forma uniforme e gradual até chegar aos sensores fotográficos. É uma excelente forma de aliar esta saliência ao design, tal como a Samsung também já o fez com o Galaxy S21 e o Galaxy S22.

Em termos ergonómicos, o smartphone tem as laterais arredondadas, o que oferece um melhoramento ergonômico que se sente em relação a versões mais diretas na traseira.

Oppo Find X5: Hands-On

Ainda estamos apenas com alguns dias de utilização do smartphone, mas estamos bem agradados. Uma das coisas que podemos já ter uma opinião bem formada é em relação ao design que está muito bem conseguido.

De realçar a utilização do mesmo design em relação aos dois modelos topo de gama deste séries, o Find X5 e o Find X5 Pro,  já que é um decisão que faz sentido. Ter designs totalmente diferentes em todos os modelos não abona a favor da marca, nomeadamente quando até a localização das câmaras é diferente. Podemos até usar a Apple como um bom exemplo, onde fez uma separação entre os modelos Pro e o modelo normal, onde obviamente são encontradas diferenças, mas em termos exteriores são iguais.

A Oppo fez o mesmo em relação ao modelo no normal e ao Pro, sendo praticamente iguais, apenas com acabamentos diferentes.

Em termos de desempenho, até agora o smartphone cumpre com o esperado, não fosse um modelo topo de gama, independentemente de ter o processador do ano passado, que continua a ser excelente. Portanto, uma nota muito positiva nestas primeiras impressões do novo Oppo Find X5.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui