Opinião: Será que agora só há ecrãs com “notch”?

Uma das maiores feiras mundiais mobile está a terminar e, como seria de esperar, conhecemos as principais tendências dos smartphones para 2018, mas acabei por ficar com uma grande questão na cabeça: Será que as fabricantes de ecrãs só estão a fazer um tipo de ecrã com notch?

A primeira fabricante a lançar um smartphone com notch foi a Essencial, uma empresa do ex-líder do Android Andy Rubi, no entanto, como além do notch o ecrã não era completo, não fazia grande sentido “quebrar” o ecrã daquela forma. Depois veio o que acaba por revolucionar o “notch”, o iPhone X. Rapidamente surgiram críticas e muitos “memes” sobre esta área, pois estamos habituados a que o iPhone seja uma referência no design de qualidade e esta nova área na parte frontal, com o equipamento ligado, fica estranho.

Na minha opinião, mais valia seguir o estilo do Xiaomi Mi Mix, em que era a área completa que fica sem ecrã para colocar todos os sensores necessários na área frontal, nomeadamente com os sensores de leitura facial que a Apple lançou no iPhone X.

Mas, qual é a minha grande surpresa quando chego ao MWC e após conhecer as principais novidades, como o Huawei Mate X Pro/MediaPad M5, o Galaxy S9 ou os novos smartphones Alcatel, comecei a passear pela feira para ver as novidades neste segmento lançadas pelas marcas chinesas que, cada vez mais, marcam presença no MWC.

Já sabemos que há uma grande tendência de copiar a Apple e que, queira-se ou não, a fabricante norte-americana continua a ser uma marca que influencia o mercado e marca tendências. Apesar de saber isto de antemão, não esperava ver tanta copia do “notch” do iPhone X.

As grandes fabricas de produção chinesas têm uma forte presença no MWC e deste segmento até já esperava que houvesse muitas unidades cópia do iPhone, mas a grande surpresa não são estas “marcas brancas”, mas sim grandes marcas, sejam elas grandes marcas ou apenas marcas chinesas com alguma relevância.

Começamos pela Leagoo, que apresentou o seu S9 e S9 Pro, que não é uma surpresa pois eles próprios já nos tinham revelado que este modelo teria o “notch”. Depois corremos outras fabricantes, como a Oukitel que também tem um modelo neste sentido. Na verdade, a grande maioria tinham um modelo com o “notch do iPhone”. Nos últimos dias e fora da MWC, mais uma surpresa neste sentido, a Asus apresentou o seu Zenfone 5, também com o “notch”, sendo que poderemos ser surpreendidos por mais fabricantes com este pormenor.

E, até agora, falei apenas dos casos com o notch do iPhone X, já que ainda podemos olhar para a Wiko e ver que um dos smartphones tem um notch só na câmara.

Ora, se já esperávamos que as marcas brancas o fizessem, devo admitir que fiquei surpreendido que outras grandes marcas o tenham feito, até porque é impossível, desta forma, não dizer que os equipamentos estão a copiar o iPhone. Mas será que todas as marcas querem que se pense que estão a copiar o iPhone?

Como não acredito nisto, veio à cabeça uma possibilidade: Será que os fabricantes de ecrãs têm os outros stocks esgotados, que os ecrãs que estão disponíveis são apenas estes com o “notch”?

É verdade que os rumores apontam para um falhanço da Apple com o iPhone X, sendo que as fabricante não está a vender os smartphones que esperava, o que levou a uma redução de pedidos. Desta forma, poderá ter havido uma redução de pedidos de ecrãs, o que poderá ter causado um problema aos fabricantes desses mesmo ecrãs, e esta pode ter sido a solução dos problemas, colocar todos os equipamentos com este tipo de ecrãs, independentemente de ser prático ou as próprias fabricantes gostarem.

Será que foi esta a razão de todos quererem ter o “notch”?

A Verdade? É que não vejo explicação para esta perda de identidade das fabricantes com Android…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui