Não era segredo nenhum que a estavas em quebra, as consolas não convenciam e os exclusivos não eram suficientes. Será que com o Pokémon Go já aprendeste?

Nas consolas tens ficado sempre atrás dos grandes players Sony e Microsoft. O mercado não é propriamente o mesmo, já que o conceito das tuas consolas sempre foi diferenciado, com um estilo mais familiar, virado para o multiplayer e os jogos em família.

nintendo-mario-logoApesar disso, tens jogos icónicos, como Super Mario ou Zelda, mas mesmo assim insuficientes. No entanto, houve uma mudança. Uma mudança de mentalidade. Com o mobile a crescer, é óbvio que há mercado para explorar e apesar teres chegado tarde, chegaste bem. Muito bem, até.

Lanças-te o Miitomo, que está a ser um grande sucesso por terras nipónicas, sendo que recentemente também o lançaste por terras lusas Portugal, bem como o grande sucesso Pokémon Go. Este último, teve um sucesso tal que as tuas ações no mercado subiram 86%, segundo o Independente. Também é verdade que o jogo tem estado em decrescimento, mas a Niantic, criadora do jogo, já percebeu isso e gradualmente tem implementado funcionalidades para que o jogo melhore e não fique estagnado.

MiitomoO sucesso do Pokémon Go e do Miitomo são um claro sinal que o mobile tem de ser a tua aposta e se eu até consigo compreender que a Sony se coloque de lado neste novo mercado, tu tens jogos ideais para fazerem sucesso no mobile. Mas tens dado sinais disso, já que enquanto a Sony não tem atualizado a sua Playstation Vita, ainda no ano passado lançaste novos Nintendo 3DS.

Então Nintendo, será que já percebeste que o mobile é um mercado para apostares? Bem, parece que sim.

nintendo-switch

Mais recentemente, apresentaste a Nintendo Switch, uma clara aposta na mobilidade, pois a consola deixou de estar fixa e passará a ser um tablet. Quando estamos em movimento, é um tablet que tem um capa com comandos, mas quando voltamos a casa, coloca-se numa dockstation e temos a ligação à televisão. Um conceito muito interessante, vamos ver é quando deres a conhecer todos os pormenores sobre a consola, se continuaremos encantados com ela.

Mas, Nintendo, ainda falta mais. Quando é que terei oportunidade de jogar Super Mario no meu smartphone, ou o Zelda? Também me imagino a jogar do modo Multiplayer do Mário Karts através do meu smartphone ou iPad, num aeroporto enquanto espero pelo próximo avião.

Portanto, se estás a dar indicações que vais apostar na mobilidade e no mobile, acredito que já tenhas aprendido. Mas, por favor, despacha-te.

1 COMENTÁRIO

  1. Acho que falta informação para o autor do texto. Em primeiro lugar, você cita o 3DS em dado momento, mas age como se ele não existisse. É dito que “nas consolas tens ficado sempre atrás dos grandes players Sony e Microsoft”, mas e o portátil da Nintendo? É também um console (ou consola, como vocês aí em Portugal chamam), vende bem e está muito a frente do PS Vita. Curioso também que na hora de falar de números, muitos esquecem um certo console da geração passada e que vendeu muito mais que as máquinas dos grandes players Sony e Microsoft.

    Você também diz sonhar em jogar Mario Kart em um aeroporto enquanto espera o avião. Oras, há anos isso já é possível. Por que aguardar uma possível versão para smartphone (que possivelmente não seria tão completa) se desde o Game Boy você já pode fazer isso? E pra fechar, você se pergunta quando poderá jogar Super Mario em seu smartphone… E a resposta é simples: agora em dezembro. Em que planeta você esteve passando férias?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here