Na última semana, o mundo da tecnologia foi surpreendido com a chegada da Dream Machine da Luma AI, um gerador de vídeos por IA gratuito. No entanto, a Runway não ficou para trás e lançou o seu mais recente modelo de geração de vídeos por IA, o Gen-3 Alpha, que promete ser ainda mais impressionante.
A Runway é uma das pioneiras na tecnologia de geração de vídeos a partir de texto, tendo lançado o seu modelo Gen-2 em março de 2023. Agora, com o Gen-3 Alpha, a empresa eleva a fasquia com capacidades foto realistas e a promessa de simular física do mundo real. Os vídeos de demonstração mostram a versatilidade do novo modelo, incluindo rostos humanos realistas, filmagens de drones, simulações de câmaras de mão e paisagens oníricas. Segundo a Runway, todos estes vídeos foram gerados com o Gen-3 Alpha “sem modificações”.
Um ‘General World Model’ é um modelo que simula eficazmente um ambiente, incluindo a sua física. Um dos vídeos de amostra mostra as reflexões no rosto de uma mulher enquanto ela olha pela janela de um comboio, exemplificando a capacidade do modelo de simular o mundo real de forma detalhada.
A Runway não está apenas a criar ferramentas para uso pessoal. A empresa tem colaborado com organizações líderes de entretenimento e media para criar versões personalizadas do Gen-3 Alpha, adaptadas a estilos e visuais específicos. Isto significa que em breve poderemos ver esta tecnologia a ser utilizada em anúncios, curtas-metragens e muito mais.
Embora a Dream Machine da Luma AI tenha chegado como uma ferramenta gratuita, o Gen-3 Alpha da Runway é direcionado para um público mais profissional. No entanto, a Runway afirma que o modelo estará “disponível para todos nos próximos dias”. Para experimentar as ferramentas de IA da Runway, é possível criar uma conta gratuita, mas será necessário pagar uma subscrição mensal para obter mais créditos.
Os utilizadores podem criar vídeos utilizando prompts de texto o exemplo acima foi criado com o prompt “um homem calvo de meia-idade triste fica feliz quando uma peruca de cabelo encaracolado e óculos de sol caem subitamente na sua cabeça”. Alternativamente, é possível usar imagens ou vídeos como ponto de partida.
A Runway está ciente dos potenciais riscos associados à sua tecnologia. Por isso, o modelo será lançado com um novo conjunto de salvaguardas contra o uso indevido, incluindo um “sistema de moderação visual interno” e padrões de proveniência C2PA (Coalition for Content Provenance and Authenticity).
Na minha opinião, o Gen-3 Alpha da Runway representa um marco na evolução da IA aplicada à criação de vídeos. A capacidade de gerar conteúdos realistas e detalhados a partir de simples prompts de texto ou imagens é simultaneamente fascinante e um pouco assustadora. No entanto, as salvaguardas implementadas pela Runway mostram um compromisso com a utilização ética da tecnologia. Será interessante ver como esta ferramenta será adotada e adaptada por criadores de conteúdo e profissionais da indústria nos próximos anos.
Fonte: Techradar