OpenAI abre lista de espera na versão paga experimental do ChatGPT

O ChatGPT é uma sensação mas continua a dar trabalho ao criador OpenAI, com a empresa a ter de pagar milhões de dólares por mês para manter o chatbot livre. Não é surpresa nenhuma dado que a OpenAI continua a procurar bilhões em financiamento da parceira próxima Microsoft. Enquanto isso não acontece a empresa está a experimentar outras formas de monetizar o seu software.

No Discord oficial da empresa, a OpenAI partilhou uma lista de espera para o que a empresa está a chamar de “ChatGPT Professional”, uma versão paga “experimental” do ChatGPT com todos os benefícios que pode esperar. A OpenAI diz que o ChatGPT Professional estará “sempre disponível”, e irá oferecer “respostas rápidas” sem limitação e dará aos utilizadores “pelo menos” o dobro do número diário de respostas em comparação com a versão gratuita do chatbot.

“Estamos a começar a pensar numa forma de monetizar o ChatGPT”, disse a empresa numa mensagem no Discord. “A nossa meta é continuar a melhorar e manter o serviço, e a monetização é uma forma que estamos a considerar para garantir a sua viabilidade a longo prazo. Estamos interessados ​​em conversar com algumas pessoas durante 15 minutos para obter algum feedback inicial.”

Qualquer pessoa pode inscrever-se no teste do ChatGPT Professional, com o formulário de solicitação a incluir perguntas sobre a forma como está a usar o ChatGPT e qual o preço que considera justo. Ele inclui o aviso: “Lembre-se de que este é um programa experimental inicial que está sujeito a alterações e não estamos a disponibilizar acesso profissional pago neste momento”.

Embora várias empresas estejam a trabalhar em chatbots de IA semelhantes (e provavelmente superiores) ao ChatGPT, a decisão da OpenAI em tornar a ferramenta gratuita para qualquer pessoa aceder online provou ser astuta. Ele criou um grande burburinho em torno do ChatGPT, com utilizadores da web a experimentar o software de várias formas, desde escrever trabalhos para a faculdade até criar linhas de conversas em aplicativos de namoro.

O CEO da OpenAI, Sam Altman, tentou diminuir um pouco do hype, twittando no mês passado que o ChatGPT é “incrivelmente limitado, mas bom o suficiente em algumas coisas para criar uma impressão enganosa de grandeza”. Altman diz que o software luta com “robustez e veracidade” e que seria “um erro confiar nele a 100% para tudo”. Mas isso não impediu algumas empresas de experimentar a integração do ChatGPT nos seus fluxos de trabalho, e a própria Microsoft está a tentar usar o software para melhorar o Bing.

Ao mesmo tempo, a OpenAI está a procurar US$ 10 bilhões em financiamento da Microsoft, que fez uma parceria com a empresa no passado, fornecendo o dinheiro e o poder de computação necessários para treinar os seus sistemas de IA. O acordo irá permitir que a Microsoft recolha 75% dos lucros da OpenAI até que a gigante de Redmond recupere o seu investimento inicial. A OpenAI já oferece um acesso pago a alguns dos seus softwares, como o criador de imagens DALL-E. A monetização do ChatGPT seria um próximo passo lógico.

Fonte: Techcrunch

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui