OnePlus junta-se à Hasselblad e o OnePlus 9 é anunciado no dia 23 de março

A OnePlus anunciou uma data de lançamento oficial para os seus próximos smartphones: a série OnePlus 9 será anunciada no próximo dia 23 de março. Na imagem de propaganda do evento, a fabricante chinesa também oficializa uma parceria que já há algum tempo era falada, mas ainda não oficial, com a fabricante sueca de câmeras Hasselblad para melhorar os sistemas de câmeras dos dispositivos.

Os rumores até agora têm apontado para o anúncio de um OnePlus 9 Pro com ecrã curvo com uma resolução de 1440p e uma taxa de 120Hz, que começa a ser standard nos equipamentos topo de gama. Além disso, o smartphone também deve´ra contar com carregamento rápido de 45W e carregamento reverso sem fio.

A referência da OnePlus ao lançamento do produto de “série” parece confirmar que mais de um dispositivo será anunciado no final deste mês, portanto certamente contamos com duas versões, o OnePlus 9 e o OnePlus 9 Pro. Também há a confirmação do 5G, o que não é surpreendente em 2021, apesar de em Portugal ainda não termos a certeza de quando é que a conectividade 5G estará disponível.

Quanto à parceria com a Hasselblad, os detalhes não são muito conhecidos. As duas empresas concordaram em co-desenvolver a próxima geração de sistemas de câmaras de smartphones para os futuros dispositivos OnePlus. Isso inclui os próximos dispositivos da série 9. Para começar, as empresas afirmam ter ajustado a reprodução de cores das câmaras para parecer mais natural, mas sem dúvida que estamos curiosos para perceber o que é que esta parceria trará de novo.

O OnePlus 9 deverá usar um novo sensor Sony IMX789 e oferecerá captura de imagem RAW de 12 bits, como também está disponível no Samsung S21 Ultra, no iPhone 12 Pro e no iPhone 12 Pro Max. Para quem quer elevar o nível no pós-processamento de imagens, sem dúvida que é um fator muito positivo.

Mas um arquivo RAW padrão – mesmo que seja de 12 bits – ainda perde os benefícios da fotografia computacional que vai gostar de tirar uma imagem JPEG normal com o aplicativo de câmara nativo, já que a inteligência artificial permite captar fotos de excelente qualidade sem grande conhecimento profissional.

Seria ainda melhor oferecer algo como o ProRAW da Apple, que combina os benefícios dessas técnicas computacionais e captura de imagem RAW. Isso não parece ser o que o OnePlus irá lançar, mas teremos de esperar mais uns dias para sabermos, com certeza, o que a OnePlus trará no seu novo smartphone e qual o fruto desta nova parceria e se, também, se confirmar estas imagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui