OesteCIM aposta na modernização administrativa

3 de Dezembro de 2018
3 Partilhas 57 Visualizações
Passatempo Phone House

Principal promotora do Projeto Oeste Digital 3.0, apoiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), a OesteCIM pretende melhorar os serviços online prestados aos cidadãos através de várias tipologias de investimento, tais como acesso wi-fi público, gestão de backups para proteção e recuperação de informação de forma mais eficaz e desenvolvimento de um Sistema de Informação Territorial do Oeste apoiado em tecnologia SIG.

A Comunidade Intermunicipal do Oeste vê a prestação de serviços online e a desmaterialização de processos como fundamentais para o crescimento da Região. Para a OesteCIM, será essencial haver um alinhamento dos 12 municípios para conseguir uma solução tecnológica comum que possibilite a libertação de recursos e a redução de custos, através da partilha de serviços.

express wi-fi

Numa primeira fase o objetivo será colocar wi-fi de acesso público em vários pontos estratégicos da Região Oeste, sendo que, a visão de futuro passa por ter uma rede transversal ao Oeste, ou seja, uma solução única integradora entre todos os Municípios.

O concurso público para gestão de backups já foi lançado, estando a abertura de propostas marcada para dezembro de 2018. Quanto ao Sistema de Informação Geográfica, a sua aquisição também está prevista para dezembro de 2018.

Também já arrancou o processo de desmaterialização, com o início dos trabalhos de instalação de soluções informáticas nos Municípios do Oeste, que deverá estar concluído em dezembro de 2018.

Há dois anos a OesteCIM já tinha avançado com o projeto “Oeste Digital 3.0” executado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste, enquanto beneficiário líder, em co promoção com os seus 12 municípios membros: Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Peniche, Óbidos, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.

Esta operação contribuiu para uma melhoria dos serviços online prestados ao cidadão e para a modernização da Administração Pública através da melhoria do acesso às TIC bem como da sua utilização e qualidade, reduzindo os custos de contexto.

Artigos interessantes

Facebook: Funcionalidade “Clear History” só chegará a meio de 2019
Redes Sociais
18 Visualizações
Redes Sociais
18 Visualizações

Facebook: Funcionalidade “Clear History” só chegará a meio de 2019

Bruno Peralta - 18 de Dezembro de 2018

Em maio, no auge do escândalo de privacidade do Facebook Cambridge Analytica, a empresa fez um anúncio interessante: os utilizadores…

Ganhe mais energia com o Body Battery da Garmin
Tecnologia
13 Visualizações
Tecnologia
13 Visualizações

Ganhe mais energia com o Body Battery da Garmin

Bruno Peralta - 18 de Dezembro de 2018

Chegou o período natalício e o ritmo do dia-a-dia intensifica-se, seja pelo trabalho, pelo trânsito do final do dia, o…

iOS 12.1.2 já está disponível para download no iPhone
Apple
32 Visualizações
Apple
32 Visualizações

iOS 12.1.2 já está disponível para download no iPhone

Bruno Peralta - 18 de Dezembro de 2018

Menos de duas semanas após a última atualização do iOS 12 e que trouxe uma grande variedade de recursos e…

Comente

O seu email não será publico