Óculos de VR prometem potenciar ensino da Matemática

O Instituto brasileiro Edutech21 lançou o programa X-MATH, que inclui um jogo de realidade virtual, uma plataforma interativa e a formação de professores.

A grande novidade é que este programa se foca nos resultados desejáveis a obter em matemática na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e a sua metodologia vai além dos conhecimentos em matemática, mas prevê também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. “A matemática é uma disciplina essencial para o desenvolvimento do raciocínio lógico e estimula a capacidade cognitiva, incentivando o pensamento criativo não apenas no ambiente escolar, como também no dia a dia dos alunos”, explicou a cofundadora do Edutech21 e gestora pedagógica, Carla Meira, em nota enviada à imprensa.

Segundo os resultados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) da Secretaria Estadual da Educação (Seduc-SP), os alunos do ensino médio tiveram o pior desempenho da história da avaliação em 2021. Cerca de 96,6% dos alunos da rede de educação estadual terminaram a escola com um desempenho abaixo do adequado em matemática. A nota média das provas em matemática desse ciclo foi de 264,2, número abaixo dos 269,2 de 2010, quando se iniciou a série histórica de maus resultados. Em relação a 2019, a variação foi de -4,48%, a maior queda da série.

O projeto piloto do programa X-MATH está a ser aplicado a 16 alunos no período pós-escolar. Segundo o professor responsável pelos testes os estudantes que não suportavam matemática “hoje já olham para a matéria de outra maneira. Quando tiramos a matemática da sala de aula e a apresentamos de outra forma, os alunos, que nesta experiência são protagonistas, enquanto o professor só orienta, começam a entusiasmar-se”. Os primeiros resultados obtidos demonstram que os estudantes começam a desenvolver estratégias para a resolução de problemas mais rapidamente.

Os alunos utilizam em ambiente controlado óculos de Realidade Virtual para participarem num jogo em que as aplicações do conhecimento matemático são a chave para se subir de nível.

A saída do ambiente analógico das salas de aula para o digital é um dos objetivos do EduTech21.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui