Óculos de Realidade Virtual são trabalhados pelo Facebook

Red Magic 6S

À semelhança de outras empresas, também o Facebook é uma das que se encontra a apostar na Realidade Virtual, incluindo o desenvolvimento de um novo conjunto de óculos assentes nesta tecnologia. A empresa faz parte da tecnologia da Oculus VR, mas a rede social encontra-se a desenvolver também uma solução alternativa e dedicada, mais simples e portátil. A notícia está no Engadget.

Estes óculos que estão em fase de teste deverão ter o tamanho aproximado ao de um conjunto de óculos de sol, sem fios, e utilizam um conjunto de ecrãs com tecnologias que a rede social apelida de holográficas.

Este novo sistema de lentes holográficas permite que os ecrãs do dispositivo sejam colocados num espaço bastante mais pequeno, o que resulta num tamanho final do produto também consideravelmente inferior ao que se encontra noutras soluções de realidade virtual. O peso total do aparelho não ultrapassa os 18 gramas, mas sem incluir a fonte de laser.

A investigação explica que os óculos conseguem disponibilizar um máximo de 92×69 graus de campo de visão. Isso é ajudado em parte pelo dobramento óptico baseado em polarização que move a luz para frente e para trás várias vezes, encolhendo-a bem abaixo do volume original.

Os produtos atualmente disponíveis no mercado são mais volumosos e pesados.

De acordo com a empresa, os protótipos ainda estão numa embrionária de desenvolvimento, sendo que o ecrã apenas consegue apresentar imagens monocromáticas, de tom verde, nesta altura. O protótipo precisa de uma fonte de luz laser, em ângulos específicos e determinados comprimentos de onda para funcionar. A gama de cores que pode ser mostrada em luz laser é mais vasta do que o que se consegue com os ecrãs LCD, por isso, a equipa de desenvolvimento está otimista no grande potencial que os óculos do Facebook podem vir a ter.

Espera-se, no entanto, que mais novidades venham a surgir dentro dos próximos meses até porque o protótipo da Facebook vai ser mostrado na conferência online SIGGRAPH, marcada para agosto. A possibilidade de ter óculos VR assim tão finos é animadora, mas todo este segmento ainda é caro para o público.

Fonte: Engadget

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here