OaK OS pode ser nome do sistema operativo da Huawei: Serão as primeiras imagens?

Huawei pode lançar o seu próprio sistema operacional em agosto ou setembro deste ano, de acordo com o site IndiaShopps. A notícia chegou através do Twitter após a especulação sobre a alternativa Android da Huawei na reposta ao recente bloqueio dos EUA à farbicante chinesa que obriga a Google a bloquear o acesso da Huawei ao sistema operativo Android.

Já houve vários nomes apontados par ao nome do sistema operativo da Huawei, sendo que inicialmente foi indicado que se chamaria HongMeng OS, no entanto, este nome claramente não seria interessante para o resto do mundo, por isso o nome apontado é de Oak OS. Além disso, também surgiram umas primeiras imagens do sistema operativo.

O que está aconteceu?

O governo dos EUA restringiu recentemente o uso de equipamentos Huawei no país e acrescentou a empresa à sua lista negra. Isso vai impactar severamente as ofertas comerciais dos EUA da Huawei com as empresas norte-americanas, sendo que logo À cabeça há uma que se destaca: a Google, que foi obrigada a revogar a licença da Huawei ao Android. No entanto, foi dado um prazo de 90 dias antes deste bloqueio efetivar para que ambas as empresas possam encontrar uma solução.

No entanto, isso é definido para acabar até o final de agosto, o que, após isso poderá deixar os utilizadores Huawei sem receber atualizações de segurnaça. Ora, é mesmo para esta altura que a Huawei poderá lançar um novo sistema operativo para smartphones para substituir o Android, uma alternativa que já se fala há alguns anos e que demonstra que a Huawei não está a correr atrás do problema, mas provavelmente a avançar com a finalização do sistema operativo que já andava a planear.

E o que o Google acha?

A Google avisou o governo dos EUA de potenciais riscos de segurança sobre colocar a Huawie na lista negra. Aparentemente, o Google está preocupado que a Huawei vai lançar um sistema baseado em Android (através do Android Open Source Project) que seria menos seguro do que o software Android regular do Google suportado pela empresa.

Segundo a informação divulgada, o sistema híbrido da Huawei poderia ter mais bugs do que a versão Android que é suportada pela Google, o que colocaria os smartphones da Huawei em maior risco para serem hackeados, o que seria perigoso para todos, já que a Huawei tem uma forte presença no resto do mundo.

Além disso, a Google também refere que, desta forma, as fabricantes chinesas iriam trabalhar numa forma de dependerem das marcas norte-americanas, o que poderia ser potencialmente perigoso para as fabricantes norte-americanas que vendem os seus produtos para os EUA.

Já há as primeiras imagens do sistema operativo

Não são imagens oficiais, mas são as primeiras imagens de um sistema operativo até agora desconhecido mas que é associado a um grupo de empresas chinesas, o Android Green Alliance que surge de uma união entre a Huawei, Alibaba, Tencent e a Netease. As imagesn foram divulgadas pelo site iGyaan.

Como pode ver na imagem acima, Ork OS da Huawei dificilmente oferece alguma coisa de novo segundo estas imagens. Como seria de esperar, as primeira imagens divulgadas são muito similares ao que vemos hoje em dia no Android.

Curiosamente, os Screenshots divulgadas dos aplicativos que estamos a ver nas imagens acima são acreditados para ser aplicações Android rodando nativamente no smartphone não-Android da Huawei. Sim, de acordo com os rumores, o sistema operativo da Huawei pode suportar aplicações Android, o que será uma vantagem para o novo sistema operativo, no entanto, como não poderá utilizar a Play Store, a loja de aplicações oficial, terá de ser feito por lojas de terceiros, como a portuguesa AppToide.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here