O website do Banco de Espanha sofre um ciberataque no Domingo

O website do Banco de Espanha foi atacado no Domingo por um ciberataque que colocou o site temporariamente em baixo, segundo um porta-voz do banco central referiu à Reuters.

O porta-voz do banco central referiu que o ataque não teve nenhum efeito nos serviços do banco ou nas comunicações com o Banco Central Europeu ou com outras instituições. Foi também dito que não há registo de nenhuma vazamento de informação confidencial.

Tratou-se de um pesado ataque de DoS

“Foi um ataque de ‘denial of servive’ que afectou intermitentemente o acesso ao nosso website, mas não teve nenhum efeito no funcionamento normal da entidade,” pode-se ler no comunicado oficial.

O que é um ataque DoS?

Um ataque de DoS (denial of service) é um ciberataque em que os atacantes procuram tornar os recursos de uma máquina ou rede indisponíveis aos seus utilizadores.

Recentemente, um rapaz de 16 anos ficou célebre por um ataque à Apple

Um adolescente de 16 anos da Austrália está a enfrentar um processo-crime após ter conseguido acesso aos servidores privados da Apple durante um ano, de acordo com o jornal australiano The Age. De acordo com o seu advogado, o jovem entrou nos servidores da Apple porque “sonha um dia trabalhar” para a empresa.
De acordo com a reportagem, o jovem terá feito o download de 90GB de “ficheiros seguros”, incluindo informação de clientes, embora não existam informações concretas sobre que parte da infra-estrutura o adolescente terá conseguido hackear.

Ao longo de um ano o adolescente criou diversos portas de entrada para os servidores da Apple e evitou ser detectado. Eventualmente, os ataques foram descobertos e uma rusga policial à casa da sua família levou dois portáteis, um telemóvel e um disco rígido. O jovem teria guardado os ficheiros da Apple numa pasta com um nome bastante sugestivo: “hacky hack hack”.

O jovem admitiu a culpa, mas o advogado alega que estes ataques foram feitos “por amor” à empresa. Segundo o advogado, o jovem sonha um dia vir a trabalhar para a Apple.

Fonte: Reuters

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui