O único software médico do mundo é português

Uma empresa portuguesa desenvolveu dois softwares para a área da saúde considerados únicos no mundo. As ferramentas IdealCharts e IdealTrials, criados pela Ideal Clinical Software (ICS), vêm facilitar a gestão da informação relativa ao doente bem como a gestão de projetos de investigação, respetivamente.

O novo software que oferece uma visão completa dos dados do paciente e simplifica a recolha de dados para investigação, vem dar resposta a uma lacuna existente no mercado nacional e mundial. Em declarações à Agência Lusa, Pedro Monteiro, responsável da empresa, disse que esta nova tecnologia torna o acesso à informação mais fiável e rápido, devido à linguagem usada que “permite desconstruir informação em pequenos blocos, como se fossem legos”.

Com as novas ferramentas o historial clínico do doente surge completamente informatizado e acessível a todos os profissionais de saúde. “Poupa-se nos custos e evitam-se erros médicos”, referiu Pedro Monteiro. Também em projetos de investigação a informação surge detalhada e agrupada seguindo determinados parâmetros.

“Acabam-se os papéis, os erros e falhas de informação, há uma melhor gestão dos dados, ao nível da eficiência, rapidez, custos, e permite-se também o recrutamento de um maior número de doentes [para a investigação] sem que isso requeira um maior esforço de recursos humanos”, afirmou o responsável da Ideal Clinical Software a propósito das vantagens dos programas informáticos desenvolvidos.

As duas ferramentas que contaram com a colaboração de peritos da Harvard Medical School, encontram-se ainda em fase de teste mas prevê-se que cheguem ao Brasil e aos Estados Unidos nos próximos meses. A Ideal Clinical Software pertence ao grupo Ideal Tower e tem sede em Coimbra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here