O smartwatch que transforma o braço num ecrã tátil

 

E se a sua pele se tornar no palco de um touchscreen? Esse é o objectivo de um grupo de investigadores da Universidade de Carnegie Mellon nos Estados Unidos da América. Estes investigadores produziram um relógio inteligente chamado “LumiWatch”, que por agora ainda é um protótipo, mas que já mostra a funcionalidade do seu conceito.

A ideia

O LumiWatch projecta uma superfície interactiva no braço ou na mão do utilizador e permite assim que a pele seja utilizada para interagir com as aplicações do relógio. O relógio pode ser desbloqueado a partir desta superfície e também a partir dela as aplicações podem ser manuseadas. A área projectada corresponde a 40 cm’s quadrados, o que é 5 vezes mais do que a interface do smartwatch típico.

Os componentes

O LumiWatch apresenta um laser de 15 lumens para fazer a projecção e um rastreamento continuo em 2D do dedo. Em termos de hardware, apresenta um quad-core de 1.2Ghz da Qualcomm, 768MB de RAM, 4GB de armazenamento e uma bateria de lítio de 740 mAh. O relógio apresenta também conectividade por Bluetooth e Wi-Fi. O sistema operativo é um Android 5.1. Neste momento, o relógio tem uma autonomia de uma hora de projecção contínua, mas com um uso intermitente da projecção os investigadores estimam que poderá durar um dia inteiro.

Os obstáculos por ultrapassar

“Ainda que os obstáculos para o uso prático permaneçam, nós acreditamos que o nosso trabalho demonstra que o primeiro sistema de projecção funcional a partir de um smartwatch constitui um avanço significante na área”, referem os investigadores no artigo que publicaram sobre o seu dispositivo, denominado “LumiWatch: On-Arm Projected Graphics and Touch Input”. Alguns dos obstáculos identificados pelos autores incluem dificuldade em projectar a interface em algo como um braço por não ser totalmente plano, o que resulta na distorção da projecção e em problemas na captação do input, que os investigadores estão a tentar resolver.

Sem data de lançamento e sem preço

Os investigadores estimam que se fosse lançado agora, este protótipo provavelmente custaria por volta de $600 dólares.

Fonte: The Verge

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui