O seu smartphone está lento? Aqui vão alguns truques para melhorar o desempenho

Nem toda a gente pode se dar ao luxo de ter um dispositivo de última geração, com o mais recente Qualcomm Snapdragon 855 ou o Kirin 980. Na verdade, os smartphones mais vendidos do mundo são de gama média ou média/baixa, equipamentos que, com o passar do tempo irão apresentar-se um pouco mais lentos ou com beacks estranhos, vulgarmente intitulado de lag.

Se é fã de jogos, certamente que o termo “Lag” é-lhe familiar e acontece, muitas vezes, quando não temos computador suficiente para correr determinado tipo de jogo, ou então quando a nossa ligação de internet não está nas melhores condições. No entanto, no caso de smartphones, falamos de um desempenho mais deficiente e lento, ou então breacks de um segundo, que certamente o irrita.

Um mal que também pode afetar todo o tipo de aplicações e o tempo que demoram a abrir ou aqueles típicos segundos de atraso até que surja no seu ecrã a imagem ou vídeo que você solicitou. Por isso reunimos aqui algumas dicas que deve seguir para reduzir este tipo de lentidões e lags no seu equipamento móvel.

Desligue o seu smartphone ou reinicie-o

Dar um descanso aos seus equipamento é sempre bom. Não se lembra que, quando falávamos sobre computadors, era aconselhável que o computador fosse reiniciado de tempos a tempos e que ligado durante longos períodos de tempo se tornaria mais lento? Então o smartphone não deixa de ser um computador, mais pequeno, mas igualmente com um sistema operativo e, obviamente, irá sofrer dos mesmo males.

Em relação ao smartphone, a verdade é que raramente desligamos o equipamento e não é dificil de encontrar pessoas que não desligar ou reiniciam o seu smartphone há vários dias, provavelmente semanas e meses.

Ora, certamente que após ler isto, percebe que, como tudo, também é necessário descanso, e que o processador estar a funcionar continuamente sem pausas não lhe fará bem. Até um simples reinicio de sistema faz com que elimine muitas ações que já estão a ser executadas há muito tempo e que acumuladas com outras, poderá trazer lentidões ao equipamento

Por isso, o melhor a fazer é reiniciar ou desligar o terminal de vez em quando para tentar antecipar-se a diversos problemas.

Procure outro launcher

O launcher que chega com os terminais que incluem camada de personalização pode ser considerado um dos grandes impulsionadores de lentidão dos dispositivos.

Este tipo de funcionalidades podem ocupar muita memória, por isso sempre é bom escolher um launcher complementar e diferente que permita alterar para uma forma melhor as configurações do dispositivo.

Diga adeus às apps inúteis

Normalmente, a grande maioria dos equipamentos inclui uma enorme quantidade de aplicativos, e muitas delas não são utilizados quase nunca. A melhor maneira de evitar estas lentidões é tentar incluir no dispositivo o justo e necessário para que tudo funcione de forma adequada.

Cabe destacar que, além de ocupar espaço, esses aplicativos podem ser executados em segundo plano, diminuindo o desempenho do dispositivo. Sem esquecer de acabar com as animações padrão do Android, um passo fundamental para que um smartphone pouco potente passe funcionar da melhor forma possível.

A chave é acabar com este tipo de funcionalidades para que o dispositivo não tenha que trabalhar em aspectos desnecessários. Por isso, ter aplicações que muito raramente utiliza, devem ser desinstaladas.

Controle a atualização em segundo plano

Este passo é fundamental. As atualizações em segundo plano são outra das grandes causas do lentidão nos dispositivos. Por isso, o melhor é aceder ao menu e desactivar esta opção nas aplicações menos utilizadas. Desta forma, tudo será muito mais fluido, já que as alicações que utiliza menos vezes, não estão sempre ligadas e/ou receberem updates.

Um truque, que se junta ao de limpar o cache das próprias apps e manter o armazenamento interno do dispositivo o mais vazio possível.

Ter sempre a última atualização do Android

Instalar a última atualização do Android disponível no dispositivo é a melhor opção para evitar a lentidão do equipamento. As novas versões do sistema operacional estão melhor otimizadas e podem corrigir erros importantes e que, possivelmente, até podem estar a causar lentidões no equipamento.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here