O sector privado chinês fez o seu primeiro lançamento de um satélite para a órbita: e falhou

29 de Outubro de 2018
1 Partilhas 119 Visualizações
Passatempo Phone House

A primeira tentativa da China para chegar à órbita da terra através de uma das suas empresas privadas falhou. A tentativa ocorreu no último Domingo, iniciada pela startup baseada em Beijing, LandScape. O roquete lançado para órbita chama-se Zhuque-1 e foi lançado a partir do Centro de Lançamento de Satélites Jiuquan, no deserto Gobi.

A LandScape afirmou através da plataforma social Weibo que, apesar de inicialmente o lançamento ter corrido bem, ocorreu um erro na terceira fase e o roquete acabou por não chegar à órbita.

Apesar do fracasso, a firma está contente com os resultados

Apesar de na terceira fase do lançamento ter ocorrido um erro, a empresa afirmou-se satisfeita pelas duas primeiras fases terem corrido bem. Sublinhou também o facto de ser a única empresa privada a ter conseguido uma licença para lançamentos de roquetes. A companhia mostrou-se confiante que a sua tecnologia irá continuar a melhorar e que no futuro conseguirão mesmo colocar dispositivos em órbita.

O objectivo era colocar um satélite de transmissão em órbita

O objectivo seria colocar um satélite em órbita com o objectivo concreto de transmitir a série televisiva Cheers Silence para a televisão estatal chinesa CCTV.

Uma maior abertura para as empresas privadas?

Este foi o primeiro lançamento com licença para chegar à órbita. Porém, não foi o primeiro lançamento de roquetes por parte de empresas privadas chinesas. A companhia também baseada em Beijing, OneSpace, já realizou dois lançamentos com sucesso em Maio e Setembro deste ano. Porém, estes lançamentos foram apenas demonstrações e nunca tiverem o objectivo concreto de chegar à órbita. Esse objectivo, no entanto, poderá ser atingido em 2019, na medida em que a empresa já tem 10 lançamentos planeados.

Esta maior abertura ao sector privado ocorreu a partir de 2014. Até essa data, toda a indústria espacial era controlada pelo estado. A LandScape foi fundada em 2015.

Fonte: The Verge

Artigos interessantes

Galaxy Note 9 recebe pacote de segurança de dezembro
Samsung
25 Visualizações
Samsung
25 Visualizações

Galaxy Note 9 recebe pacote de segurança de dezembro

Wagner Pedro - 13 de Dezembro de 2018

Há poucos dias, o Galaxy S9 e S9+ receberam o pacote de segurança de dezembro. Agora, chegou a vez do…

Para reduzir custos, Sony anuncia que vai demitir 200 funcionários na Europa
Sony
35 Visualizações
Sony
35 Visualizações

Para reduzir custos, Sony anuncia que vai demitir 200 funcionários na Europa

Wagner Pedro - 13 de Dezembro de 2018

A divisão mobile da Sony continua amargando prejuízos milionários. Por esse motivo, em outubro deste ano, a empresa disse que…

QNAP Revela o Adaptador QNA Series Thunderbolt 3 para 10GbE
Tecnologia
34 Visualizações
Tecnologia
34 Visualizações

QNAP Revela o Adaptador QNA Series Thunderbolt 3 para 10GbE

Bruno Peralta - 13 de Dezembro de 2018

A QNAP® Systems, Inc. lançou hoje o adaptador QNA series Thunderbolt™ 3 para 10GbE, oferecendo aos utilizadores comcomputadores Thunderbolt 3 Tipo-C um…

Comente

O seu email não será publico