O sector privado chinês fez o seu primeiro lançamento de um satélite para a órbita: e falhou

passatempo

A primeira tentativa da China para chegar à órbita da terra através de uma das suas empresas privadas falhou. A tentativa ocorreu no último Domingo, iniciada pela startup baseada em Beijing, LandScape. O roquete lançado para órbita chama-se Zhuque-1 e foi lançado a partir do Centro de Lançamento de Satélites Jiuquan, no deserto Gobi.

A LandScape afirmou através da plataforma social Weibo que, apesar de inicialmente o lançamento ter corrido bem, ocorreu um erro na terceira fase e o roquete acabou por não chegar à órbita.

Apesar do fracasso, a firma está contente com os resultados

Apesar de na terceira fase do lançamento ter ocorrido um erro, a empresa afirmou-se satisfeita pelas duas primeiras fases terem corrido bem. Sublinhou também o facto de ser a única empresa privada a ter conseguido uma licença para lançamentos de roquetes. A companhia mostrou-se confiante que a sua tecnologia irá continuar a melhorar e que no futuro conseguirão mesmo colocar dispositivos em órbita.

O objectivo era colocar um satélite de transmissão em órbita

O objectivo seria colocar um satélite em órbita com o objectivo concreto de transmitir a série televisiva Cheers Silence para a televisão estatal chinesa CCTV.

Uma maior abertura para as empresas privadas?

Este foi o primeiro lançamento com licença para chegar à órbita. Porém, não foi o primeiro lançamento de roquetes por parte de empresas privadas chinesas. A companhia também baseada em Beijing, OneSpace, já realizou dois lançamentos com sucesso em Maio e Setembro deste ano. Porém, estes lançamentos foram apenas demonstrações e nunca tiverem o objectivo concreto de chegar à órbita. Esse objectivo, no entanto, poderá ser atingido em 2019, na medida em que a empresa já tem 10 lançamentos planeados.

Esta maior abertura ao sector privado ocorreu a partir de 2014. Até essa data, toda a indústria espacial era controlada pelo estado. A LandScape foi fundada em 2015.

Fonte: The Verge

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here