O robot ElliQ para idosos está finalmente disponível

ElliQ, um robot social desenvolvido pela startup israelita, Intuition Robotics, foi projectado para ajudar adultos idosos que vivem sozinhos, de modo a tornar os seus dias mais felizes e saudáveis. Já se encontra disponível no mercado.

O robot tem o objectivo de aliviar os efeitos da solidão ou o isolamento social e conectar os utilizadores às suas famílias e cuidadores. A tecnologia combina psicologia, ciências comportamentais e recursos avançados de inteligência artificial cognitiva para fornecer um atendimento proativo e empático.

“Depois de anos de árduo trabalho, este dia finalmente chegou”, referiu Dor Skuler, CEO e cofundador da Intuition Robotics. “Ao longo da pandemia, vimos o efeito devastador que a solidão pode ter na população idosa. Ao mesmo tempo, vimos o ElliQ como uma ferramenta incrivelmente útil para os nossos utilizadores beta e para colocar um sorriso nos seus rostos.

“Agora, estamos felizes em tornar o ElliQ amplamente disponível para qualquer idoso que deseje um companheiro amigável que os capacite a manter sua independência e assumir o controlo da sua saúde. Enquanto os assistentes pessoais regulares controlados por voz estão no ambiente e aguardam um comando humano, o ElliQ inicia proativamente conversas e projecta empatia para promover a colaboração e a confiança, enquanto emprega o caráter da IA e a capacidade de comunicação multimodal para gerar níveis sem precedentes de envolvimento que afetam com sucesso a mudança de comportamento”, acrescentou.

Nos últimos meses, a Intuition executou um programa de atendimento, no qual centenas de pessoas foram escolhidas para usar o ElliQ. Durante o programa, os utilizadores interagiram com o robot em média 20 vezes por dia, numa média de 20 minutos por dia.

Durante um estudo piloto anterior, o robot ajudou os utilizadores nas actividades de exercício físico, na redução do stresse e no sono. O robot oferece uma gama de recursos para auxiliar na saúde e bem-estar, comunicação e entretenimento.

Fonte: therobotreport

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui