O RCS do Google Messages deixou de funcionar em dispositivos com root

Nas semanas mais recentes, os utilizadores de equipamentos Android que tenham o dispositivo com root, ou o bootloader desbloqueado viram-se perante a situação do RCS do Google Messages ter deixado de funcionar.

Na realidade, esses mesmos utilizadores deixaram de poder enviar ou receber mensagens em formato RCS. De acordo com um relato, o número de um telemóvel pode passar pela verificação, mas o RCS (Rich Communication Services) não funciona. Temos outros exemplos das mensagens simplesmente desaparecerem após clicarmos no botão de “enviar”.

Comparado à situação de quando o Google Wallet teve falhas, desta feita não existe qualquer mensagem ou aviso de erro para o utilizador que indique alguma anomalia. Assim, os utilizadores podem não se aperceber que estão a perder conversas algumas até importantes.

A Google já veio confirmar hoje mesmo que alguns desses telemóveis encontram-se nessa situação de não poderem utilizar o RCS de modo a prevenir SPAM, e de certo modo forçar esses mesmos utilizadores a seguirem as normas de segurança do RCS.

No entanto, as versões normais de mensagens ou seja as SMS/MMS continuam a funcionar nesses equipamentos com root ou que tenham o bootloader desbloqueado, os quais tiveram que instalar uma ROM personalizada. A Google afirma também que as SMS irão continuar a funcionar mesmo quando o RCS não está a funcionar.

Estes problemas do RCS tiveram uma certa relevância em final de Novembro passado, e têm vindo a surgir esporadicamente desde essa altura.

Assim, para todos os grandes entendidos que de certo modo arriscam efectuar o root aos seus dispositivos, encontraram uma forma muito directa para resolver a questão e que passa por ultrapassar a funcionalidade de segurança que está a ser a responsável por bloquear o RCS para os mesmos.

Comparando com o Google Pay e outras aplicações similares, as mesmas não funcionam em equipamentos que possuam root, bloqueando as chaves de comunicação no seu dispositivo Android.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui