O que pode fazer com uma Playstation 4 e um smartphone Android

Red Magic 5G

A consola de jogos Sony Playstation 4 é uma das mais evoluídas no mercado atualmente e cujo nível de vendas regista já uma popularidade assinalável.

Com alguns anos de permanência no mercado, esta consola permite aos utilizadores o acesso a funcionalidades alargadas além dos habituais jogos. Hoje mostramos aqui no maistecnologia.com alguns truques para explorar ao máximo o potencial desta consola que permite: usar o telefone como teclado, enviar e receber mensagens entre utilizadores, fazer compras na Playstation Store, utilizar a PS4 como Chromecast, aceder a informações e controlos alargados e complementares durante os jogos, desligar a consola e no caso de telefones Sony Xperia utilizar o smartphone para jogar remotamente.

O primeiro passo é emparelhar telefone e consola

Para que a consola reconheça o nosso telefone é necessário ‘emparelhar’ o telefone à Playstation 4. Para tal os utilizadores deverão instalar a Playstation App disponível gratuitamente na Google Play Store. O restante processo é bastante simples e intuitivo, podendo mesmo ser efetuado pelo mais iniciado dos utilizadores.

Usar o telefone como teclado e enviar mensagens entre utilizadores

A Playstation App abre o acesso a um mundo de funcionalidades. Com o teclado da Playstation a ser controlado pelo comando de jogo o mais provável é sofrermos um colapso nervoso em poucos segundos. Para potenciar a interação entre utilizadores a Sony disponibilizou uma app específica de comunicação entre utilizadores, a Playstation Messages.

Anteriormente a funcionalidade estava incorporada na Playstation App, mas com a inclusão de funções avançadas, que incluem a partilha de ecrãs de jogo por exemplo, tornaria bastante pesada a aplicação no caso de smartphones mais antigos.

Fazer compras na Playstation Store

A compra de conteúdos adicionais de jogos é uma das grandes fontes de receitas da marca japonesa de tecnologia. Para fomentar e facilitar a aquisição de extras de jogos e outros conteúdos a Sony oferece na Playstation App um acesso especial à Playstation Store, deixando-nos fazer compras nesta loja virtual.

Utilizar a PS4 como Chromecast

Se até aqui gastava mais uma porta HDMi ao seu televisor para ligar o Chromecast agora pode muito bem oferecê-lo a um amigo, já que a Playstation consegue, com distinção, executar as tarefas da ‘pen’ mais famosa da Google.

Através da Playstation 4 poderá facilmente conseguir fazer streaming de conteúdos de plataformas como o Spotify, Netflix ou YouTube sem qualquer dificuldade a partir do seu smartphone.

Companion Apps dão acesso a informações e controlos alargados durante os jogos

Levar a experiência de jogo além da consola é a principal missão das ‘companion apps’ que rodam no ecrã do dispositivo portátil, seja ele um smartphone ou um tablet. Hoje em dia o leque de programadores que disponibilizam esta funcionalidade é cada vez maior.

Por exemplo em títulos como Metal Gear Solid V: The Phantom Pain podemos aceder a mapas e informações alargadas da nossa performance de jogo, ou até mesmo jogar no ecrã do nosso telefone minijogos que complementam a experiência do jogo que rodamos na consola (por exemplo GTA-V e o famoso iFruit)

Desligar a consola 

Na Playstation App temos acesso a este importante controlo, bastante útil nas frias noites de inverno em que a uma hora já adiantada da noite continuamos a ouvir o zumbir da Playstation que ficou esquecida ligada na sala. Ainda com recurso ao smartphone podemos sempre desligá-la comodamente onde quer que nos encontremos em casa.

Remote Play

Oficialmente esta funcionalidade de jogar remotamente é exclusiva para utilizadores de equipamentos Sony Xperia. A app PS4 Remote Play permite-nos utilizar o ecrã do smartphone como ecrã de jogo principal.

Com as críticas a somarem um vasto volume na Internet a comunidade de programadores Android XDA Developers desenvolveu, de forma não oficial, aplicações para telefones de outras marcas que podem ser descarregadas gratuitamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here